Tem sido cada vez mais comum o futebol brasileiro criar raízes dentro da Europa. O ex-craque da seleção brasileira. O caso de Paulo Assunção, ex-volante brasileiro, é ainda mais emblemático. Nascido em Várzea Grande (MT), ele ficou conhecido no Brasil nos tempos em que jogou pelo Palmeiras, em duas passagens entre 2000 e 2002. Depois, praticamente fez carreira na Europa, tendo retornado apenas por um ano, para jogar no São Paulo
Seus três filhos Gustavo (Profissional) atual pelo Famalicão de Portugal João (Sub-23) também atua pelo Famalicão e Pedro (Sub-9) que joga pelo Porto. Todos os garotos tiveram passagem pelo Atlético de Madrid (Da Espanha), evidenciando assim o quanto o futebol europeu tem se utilizado da criatividade brasileira para se aperfeiçoar. Não é à toa que, com organização tática e planejamento, a qualidade técnica, antes bem mais escassa do que no Brasil, evoluiu de forma intensa nos últimos anos. Paulo Assunção, como Mazinho, manteve-se vinculado à Europa após ter encerrado a carreira de jogador.
+ Quem é melhor: Flamengo ou Vasco? Veja votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!
Por ter jogado durante quatro anos no Atlético (entre 2008 e 2012) Paulo Assunção colocou seus filhos nas categorias de base do clube espanhol, que se encerrou com a ida de todos para Portugal.
O meia Gustavo, nascido em São Paulo, já atua como profissional além de ter passagens pela seleção de base, já possuindo assim um nome consolidado.
- Tenho meu pai como exemplo, ele é minha inspiração e ganhou títulos por onde passou. Desde pequeno acompanho a carreira do meu pai, já tivemos altos e baixos, isso me fez entender que só vencerei se trabalhar muito” diz Gustavo!
Gustavo desperta o interesse de vários times da Europa e do Brasil por ser um meia campista promissor, inclusive já atuou pelo Galatasaray da Turquia!
Já João Assunção, é o terceiro da geração de jogadores. Ele chegou ao Atlético de Madrid com 4 anos e atua de zagueiro, lateral-direito e também no meio campo. Ainda adolescente, impressiona pelo espírito de liderança. ele busca mostrar confiança ao falar de seus objetivos.
O pequeno Pedro, de 8 anos, chegou ao Atlético de Madrid com 4 anos e foi para o Porto de Portugal com 7 anos, seguindo os passos da família, treinando nas categorias Sub-8, e nesse final de semana que passou fez um quatro golaços pelo Porto. Mas quem mais tem trabalho com toda essa agitação futebolística é o próprio pai. Paulo Assunção deixou de ser jogador e agora passou a ser um incentivador dos seus filhos.