menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Haaland joga por qual seleção? Ele poderia defender outro país?

Revelação norueguesa tem a missão de encaixar o país no cenário do futebol

000_33TM8N2-aspect-ratio-512-320
Jóia de 22 anos escolheu defender a seleção norueguesa (Foto: DARREN STAPLES / AFP)

Escrito por

A jóia rara do Manchester City, Erling Haaland, poderia ter disputado uma Copa do Mundo, mas a escolha da sua nacionalidade o fez ficar de fora do torneio. Um dos principais nomes do futebol internacional, o atacante de 22 anos seria um nome carimbado na convocação da Seleção Inglesa, se ele não tivesse optado por defender a Noruega.

Filho de Alf-Inge Haaland, ex-jogador do City, Erling nasceu em Leeds, e tinha, portanto, cidadania inglesa. Porém, ele decidiu seguir o pai e ir por outro caminho, optando pela seleção norueguesa, que acabou não se classificando nas Eliminatórias Europeias. No entanto, Haaland não se sente nem um pouco arrependido e explica a sua decisão.

"Eu morei aqui [na Inglaterra] durante três anos e meio, quatro anos, mas eu vivi na Noruega durante muito tempo. Então, para mim, foi natural escolher a Noruega. Nunca vamos saber como seria se meu pai tivesse jogado mais tempo na Inglaterra, talvez eu fosse inglês. Mas sou norueguês e me orgulho disso", afirmou, em entrevista à 'Goal'.

Em 2019, com 19 anos, Haaland fez sua estreia pela seleção da Noruega. Ele chegou a atuar por 23 jogos defendendo seu país e balançou as redes adversárias 21 vezes. Na fase de classificação para a Copa, a seleção norueguesa ficou em terceiro lugar no grupo G e deu adeus a tentativa de participar do torneio, enquanto a Inglaterra se classificou.

+Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

+Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF

O promissor atacante fez base no Bryne, da Noruega, mas foi no Salzburg, da Áustria, onde ele despontou. O atacante, então, foi para o Borussia Dortmund e encantou o mundo com sua habilidade e faro de gols.

A meteórica ascensão de Haaland fez com que o City desembolsasse 62 milhões de euros (mais de R$ 320 milhões) para contratá-lo na temporada passada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter