Ingleses podem ter 11 vagas em competições europeias na próxima temporada; entenda
Times podem ter vagas extras na Champions, Europa League e Conference League

- Matéria
- Mais Notícias
Os times ingleses podem ter até 11 vagas em competições europeias na próxima temporada. Essa possibilidade exige que uma série de combinações de resultados favoráveis aos times da Premier League aconteçam. O Lance! traz as possibilidades.
Relacionadas
Normalmente, os clubes ingleses recebem sete vagas em competições europeias por temporada: quatro para a Champions League, duas para a Europa League e uma para a fase de play-off da Conference League. Com a vitória do Arsenal contra o Real Madrid de ontem (8), o clube garantiu uma quinta vaga para os ingleses na próxima Champions. Essa garantia é explicada pelo coeficiente dos clubes com melhor desempenho nas três competições europeias na temporada. A Inglaterra lidera o ranking, seguida pela Itália.
Ainda há vagas extras para os campeões da Champions League e da Europa League, uma vez que eles não se classifiquem por meio da tabela da liga nacional. Neste momento, Arsenal e Aston Villa estão nas quartas de final da Champions, enquanto o Manchester United e o Tottenham estão na Conference. Se essas competições forem vencidas por ingleses, mais duas vagas são abertas para a Champions, totalizando sete.
O vencedor da FA Cup garante uma vaga para a Europa League. Contudo, se o time campeão já tiver classificado para uma competição europeia, essa vaga vai para o primeiro time na tabela que não se classificou. No momento, as semifinais da FA Cup serão disputadas por Nottingham Forest x Manchester City e Crystal Palace x Aston Villa. Como o Crystal Palace ocupa atualmente a décima primeira posição na Premier League, o time seria o maior beneficiado com a conquista do título.
A Conference League também garante uma vaga para a próxima edição da Europa League em caso de título, o que significa que o Chelsea, que está na competição, pode garantir a terceira vaga para clubes ingleses na próxima Europa League.
O Newcastle assegurou vaga na próxima Conference ao vencer a Carabao Cup, da Inglaterra. Mas o time pode ainda beliscar um lugar nas duas principais competições europeias pela liga. Neste caso, a vaga seria transferida para o primeiro time da Premier League que ainda não tem vaga.
O que deve acontecer para 11 ingleses se classificarem para competições europeias?

Para 11 equipes inglesas se classificarem para competições europeias na próxima temporada, uma série de combinações precisa acontecer.
- O Aston Villa ou o Arsenal precisam vencer a Champions League e terminar fora do top-5 na Premier League - O Arsenal está em segundo e é improvável que termine fora do top-5
- O Manchester United ou o Tottenham precisam vencer a Europa League
- O Chelsea precisa vencer a Conference League e cair de posição até, pelo menos, oitavo na Premier League
- O Newcastle precisa terminar a Premier League em uma posição de classificação, no mínimo, para a Europa League
- O Arsenal já garantiu a quinta vaga inglesa para a Champions
Se todas essas combinações acontecerem, os seguintes times se classificarão para competições europeias na próxima temporada:
- Champions League (sete vagas): Liverpool (1), Arsenal (2), Nottingham Forest (3), Manchester City (4) e Newcastle (5) pela posição na liga inglesa, Aston Villa (6) como campeão da Champions e Manchester United ou Tottenham como campeões da Europa League
- Europa League (três vagas): Fulham (7) pela posição na liga inglesa, Crystal Palace como campeão da FA Cup e o Chelsea (8) como campeão da Conference League
- Conference League (uma vaga): Brighton (9), herdando a vaga de campeão da Carabao Cup do Newcastle como o primeiro na tabela fora da zona de classificação.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias