Jogadores de futsal e amadores: a crise na seleção da Dinamarca

Dinamarca atuou com atletas de ligas inferiores no amistoso contra a Eslováquia - derrota por 3 a 0; entenda a crise entre os jogadores e a Associação Dinamarquesa de Futebol

imagem camera(Foto: Reprodução/Twitter)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 06/09/2018
13:20
Atualizado em 06/09/2018
13:46
Compartilhar

Dois meses depois de chegar às oitavas de final da Copa do Mundo e ser eliminada pela Croácia, nos pênaltis, a Dinamarca vive um momento delicado no futebol. No amistoso desta quarta-feira, contra a Eslováquia, a seleção contou apenas com jogadores da terceira e quarta divisões do país, além de alguns nomes do futsal local.

Essa situação aconteceu por conta de uma disputa de direitos comerciais entre a entidade e o sindicato. Os principais atletas do pais, como Kasper Schmeichel, do Leicester e Christian Eriksen, do Tottenham, vivem um impasse com a Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU), em função de uma exigência de um novo acordo para substituir o antigo contrato de direitos de imagem, que se encerrou logo após a Copa do Mundo. As duas partes falharam nas tentativas de negociações e isso acabou gerando um boicote dos jogadores, que se recusaram a defender a seleção enquanto o acordo não fosse firmado.

Temendo punições da Uefa em caso de derrota por W.O, a Dinamarca precisou recorrer a jogadores de ligas inferiores e até mesmo alguns semiprofissionais. A DBU também teve que buscar um treinador, já que Age Hareide aderiu ao boicote. O ex-jogador Jonh Faxe foi o escolhido para comandar a equipe na partida desta quarta-feira e no jogo seguinte, na estreia na Liga das Nações, contra o País de Gales.

A lista de convocados para o amistoso foi mantida em sigilo até o embarque para a Eslováquia. A DBU divulgou os nomes dos atletas apenas quando chegou no país.


Como a imprensa local já especulava, apenas jogadores amadores foram convocados. O goleiro Christoffer Haagh, Christian Bommelund Christensen, Louis Veis e Kevin Jorgensen, defendem o Jaegersborg Boldklub, time local de futsal.

Veja como foi a derrota da Dinamarca por 3 a 0
Foi diante deste cenário que a remendada Dinamarca foi a campo, em Trnava, na Eslováquia, temendo um vexame histórico. Logo aos 11 minutos os anfitriões abriram o placar. Kucka cruzou para Nemec aparecer livre e marcar de cabeça. A Eslováquia continuou dominando a partida e aos 36 minutos fez o segundo. Kucka, outra vez, deu bela assistência para Rusnak ampliar.

Na etapa final, os donos da casa buscaram administrar a vantagem e diminuíram a intensidade. O terceiro gol saiu aos 33, com Adam Fogt marcando contra. A derrota por 3 a 0 ainda contou com uma boa atuação do goleiro Christoffer Haagh, que evitou um placar mais elástico.

A Dinamarca estreia na Liga das Nações no próximo domingo, contra o País de Gales, em casa. Possivelmente será a mesma equipe que entrou em campo neste amistoso.

Siga o Lance! no Google News