Jordi Alba deixa Barcelona perto do título espanhol sem futuro definido no clube
Lateral-esquerdo tem mais um ano de contrato, mas pode deixar a Catalunha
A vitória contra o Osasuna, na última terça-feira, fez o Barcelona dar um passo mais perto do título da La Liga. Herói do encontro e autor do gol solitário aos 40 do segundo tempo, Jordi Alba celebrou muito o que pode ter sido seu último gol com a camisa blaugrana, já que seu futuro ainda não está definido para a próxima temporada.
O jornal espanhol "As" informou que o treinador do Barça, Xavi Hernández, planeja se reunir com o lateral-esquerdo assim que o título espanhol estiver matematicamente encaminhado. A intenção do comandante é passar a importância que Alba tem para o clube e para o elenco e tentar convencer-lhe de permanecer na Catalunha. Porém, a situação econômica do Barcelona não é fácil e o diretor esportivo Jordi Cruyff também deve estar presente na reunião para explicar a impossibilidade do clube de manter o alto salário do jogador por mais um ano, mantendo indefinido o cenário.
Alba se tornou a terceira opção para a lateral esquerda do Barça nesta temporada. Disputando posição com Alejandro Balde e Marcos Alonso, o experiente jogador de 34 anos acabou sendo preterido, mas nunca reclamou da escolha de Xavi e procura ajudar os mais novos do elenco. Por ser um salário top 3 dentre os jogadores do elenco, a tendência é uma diminuição do valor ou a saída de Alba em comum acordo. Vale lembrar que para se encaixar no Fair Play Financeiro, a diretoria precisa averiguar uma forma de liberar 200 milhões de euros na folha econômica.
Recentemente ligado ao Atlético de Madrid pela imprensa espanhola, o atleta tem 456 jogos, 27 gols e 99 assistências com a camisa do Barça. São cinco conquistas de La Liga - além do iminente sexto troféu -, quatro Supercopas da Espanha, cinco Copas do Rei, uma Champions e um Mundial de Clubes.