Lazio usa camisa com rosto de Anne Frank após polêmica de sua torcida
Clube divulgou mensagem de antissemitismo antes do confronto contra o Bologna
- Matéria
- Mais Notícias
A Lazio venceu o Bologna nesta quarta-feira, fora de casa, por 2 a 1, e se manteve na terceira posição no Campeonato Italiano. O ótimo momento em campo ainda se confronta com o péssimo comportamento de sua torcida fora dele. Antes do duelo pelo Calcio, os jogadores entraram para o aquecimento com uma camisa com a foto de Anne Frank e a frase "Não ao antissemitismo". Contudo, os fãs que foram até Bolonha entoaram cantos fascistas na chegada ao estádio Renato Dall'ara, segundo o jornal "La Gazzetta dello Sport".
A ideia da Lazio veio após atitude de sua torcida durante a vitória por 3 a 0 sobre o Cagliari, no último domingo. Os fãs mais fanáticos colaram adesivos com o rosto de Anne Frank em uma montagem com a camisa da Roma, com o intuito de provocar os maiores rivais. O clube pediu desculpas pelo mau comportamento de seus torcedores e foi a uma sinagoga na capital italiana com os jogadores.
A visita, contudo, parece não ter agradado muito. O presidente da Lazio, Claudio Lotito, deixou uma coroa de flores no local, que foi encontrada por policiais italianos dentro do rio Tevere. Segundo o jornal "Corriere dello Sport", ela pode ter sido atirada na água por meninos da comunidade judaica que não gostaram da mensagem que foi colocada nas flores: "Vocês têm irmãos judeus". A assinatura é do mandatário do clube, mas o funcionário que levou o arranjo aponta que recebeu a mensagem de um taxista que passava pelo local.
Relacionadas
O caso da torcida da Lazio gerou abertura de investigação por parte da Federação Italiana de Futebol com a Procuradoria de Roma. Todos os jogos desta rodada do Campeonato Italiano tiveram um minuto de silêncio. Além disso, o público recebeu um trecho do diário de Anne Frank, que foi lido pelos locutores dos estádios.
Ainda nesta quarta-feira, a polícia italiana identificou 16 ultras da Lazio, entre eles menores de idade, como responsáveis pelo uso da imagem de Anne Frank, segundo informou a Agência "EFE". Os acusados aparecem em imagens feitas por câmeras de segurança do Estádio Olímpico, onde a equipe enfrentou o Cagliari no último domingo.
Anne Frank foi uma adolescente alemã, de origem judaica, vítima do Holocausto. A sua história e sua luta contra a perseguição de nazistas foi retratada no livro 'O Diário de Anne Frank', que se tornou base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos. Ela morreu aos 15 anos no campo de concentração de Bergen-Belsen, em 1945.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias