Manchester City mantém base, faz trocas pontuais e chega faminto para buscar o tri na Premier League
Depois de dois títulos consecutivos, time de Pep Guardiola tentará igualar feito que apenas o principal rival conseguiu até hoje. Estreia é no domingo, contra o West Ham, fora de casa
- Matéria
- Mais Notícias
Atual bicampeão inglês, o Manchester City vai em busca de seu terceiro título nacional consecutivo na temporada 2022/23, algo que somente o rival United conseguiu na era moderna da Premier League (1999, 2000 e 2001 e 2007, 2008 e 2009). E no ano em que o torneio britânico completa 30 anos de existência, os comandados de Pep Guardiola vêm com mudanças para uma nova batalha.
Relacionadas
Do time que faturou o título na temporada passada, com apenas um ponto de vantagem para o Liverpool, o Manchester City terá nove mudanças entre chegadas e saídas. A principal delas, é claro, é a chegada do centroavante Erling Haaland, posição que o treinador catalão deseja para o elenco.
+ Veja a tabela e os jogos da Premier League 2022/23
O camisa 9 norueguês foi contratado por 60 milhões de euros (R$ 324 mi) após Guardiola muito lutar por um nome que fizesse esta função. Antes do Cometa, o City negociou com Harry Kane e Cristiano Ronaldo, mas não teve sucesso. Mesmo sem o ex-Borussia Dortmund e sem um jogador de ofício na posição, o time deu conta do recado e se adaptou às necessidades propostas pelo comandante.
Agora, a expectativa é que com Haaland o Manchester tenha um ataque ainda mais letal. Clube que mais balançou as redes na temporada passada no Campeonato Inglês (99 gols), os Cityzens marcaram, ao todo, 150 gols em 2021/22. No último ano, o norueguês fez incríveis 29 gols em 30 partidas pelo BVB.
ALÉM DE HAALAND
Não foi apenas Erling Haaland que chegou para reforçar o ataque do Manchester City. O clube inglês fechou também com Julián Álvarez, jovem destaque que defendia o River Plate. Eleito o Rei da América em 2021, o atacante foi o artilheiro do último Campeonato Argentino.
Com faro de gol, o "Araña" chocou a América do Sul em maio ao marcar seis gols em uma única partida da Libertadores, contra o Allianza Lima. Centroavante de ofício, Álvarez ainda pode atuar aberto como um ponta.
FUTURO NO MEIO-CAMPO GARANTIDO
A temporada 2021/22 marcou o fim da era Fernandinho no Manchester City. Considerado como um dos maiores brasileiros da história da Premier League, o volante foi o capitão que ergueu as duas taças dos últimos Campeonatos Ingleses. E com a necessidade de um substituto, o time de Guardiola foi ao mercado.
O nome escolhido pelos Cityzens foi o de Kalvin Phillips, que era do Leeds United. O meio-campista de 26 anos já é uma realidade no país e faz parte da seleção da Inglaterra. Ao lado de Rodri, o novo camisa 4 será um dos pilares do setor central do clube.
GOLEIRO RESERVA
O Manchester City também teve uma mudança no gol, mas não tem nada a ver com o brasileiro Ederson, que segue absoluto como titular. A cara nova do clube é o alemão Stefan Ortega, de 29 anos, que deixou o Arminia Bielefeld.
+ Premier League completa 30 anos: escalamos a seleção ideal da história
PARTIDAS
Como citado anteriormente, Fernandinho foi um dos nomes que deixou o City. Após o fim de seu contrato, o brasileiro acertou com o Athletico-PR, clube que o revelou. Mas o ex-capitão não foi o único a partir do Etihad Stadium.
Ao todo, cinco jogadores saíram de Manchester. Gabriel Jesus, em busca de mais protagonismo, foi para o Arsenal. Em caminho igual, o lateral-esquerdo Oleksandr Zinchenko também defenderá os Gunners. As outras duas mudanças são Raheem Sterling, que foi para o Chelsea, e o antigo goleiro reserva Zack Steffen, emprestado ao Middlesbrough.
TODAS AS NEGOCIAÇÕES
Chegadas
- Erling Haaland, vindo do Borussia Dortmund: 60 milhões de euros;
- Kalvin Phillips, vindo do Leeds United: 48 milhões de euros;
- Julián Álvarez*, vindo do River Plate: 17 milhões de euros;
- Stefan Ortega, vindo do Arminia Bielefeld: sem custos.
* A negociação de Julián Álvarez foi fechada na temporada passada, mas o jogador só chegou ao clube no meio deste ano.
Saídas
- Raheem Steling, para o Chelsea: 56 milhões de euros;
- Gabriel Jesus, para o Arsenal: 52 milhões de euros;
- Oleksandr Zinchenko, para o Arsenal: 35 milhões de euros;
- Fernandinho, para o Athletico-PR: sem custos;
- Zack Steffen, para o Middlesbrough: empréstimo.
* Estagiário, sob a supervisão de Cayo Pereira.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias