Memorável! Em prorrogação geracional, United vira sobre o Lyon e vai à semifinal da Europa League
Red Devils marcaram três gols em sete minutos no tempo extra e eliminaram clube de John Textor

- Matéria
- Mais Notícias
Quem viu, viu. Quem não viu, perdeu a história escrita em um palco que, como seu apelido diz, é um "teatro dos sonhos". O Manchester United conquistou uma classificação inesquecível na Europa League diante do Lyon, clube de John Textor, em vitória por 5 a 4 com direito a cinco gols na prorrogação e uma virada eletrizante.
Relacionadas
Depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal - mesmo placar da ida -, os franceses abriram dois gols de diferença no tempo extra. Porém, em sete minutos, os Red Devils balançaram as redes três vezes, sendo o gol da vitória já nos acréscimos, e de um herói improvável: Harry Maguire, o zagueiro tantas vezes criticado.
Agora, os ingleses, comandados por Rúben Amorim, enfrentam o Athletic Bilbao de Ernesto Valverde em busca de um lugar na decisão. Os bascos eliminaram o Rangers após vitória por 2 a 0 no San Mamés, simultânea ao confronto no Old Trafford.
👀 COMO FOI O JOGO?
Mesmo entrando em campo sob ampla pressão, o United deu o primeiro golpe com apenas dez minutos de jogo. Bruno Fernandes, lançado pela direita, serviu Garnacho na área; o argentino antecipou a marcação dupla com inteligência e cruzou rasteiro, na marca do pênalti, para Manuel Ugarte, que aproveitou o espaço deixado por Hojlund para completar para o fundo das redes, sem chance para Lucas Perri. Logo depois, Casemiro se beneficiou de erro em saída dos franceses e bateu de chapa, obrigando Perri a uma grande intervenção.
A resposta do Lyon veio em grande jogada individual de Cherki, que costurou toda a defesa do United e bateu com o pé esquerdo, mas parou em um movimento rápido de Onana no canto direito. Bruno Fernandes voltou a aparecer duas vezes: primeiro, em transição pelo alto, finalizou sem deixar cair e fez o travessão balançar na Inglaterra; depois, em chute com a parte externa do pé, assustou os franceses. O bom desempenho ainda rendeu aos Red Devils o segundo. Em outra bola viajada, Dalot brigou pelo espaço com Tagliafico, que caiu e, do chão, viu o lateral português bater cruzado para ampliar a vantagem.
➡️ Ex-United fala sobre quase ida ao Real Madrid: ‘Minha família decidiu’
No segundo tempo, o United encontrou muitos espaços em um Lyon escancarado no campo de ataque. Garnacho e Dorgu perderam grandes chances em saídas rápidas; do outro lado, Onana operou um milagre em finalização de Tolisso. A reação dos Leões começou aos 25': em bola espirrada após falta, Niakhaté cabeceou para o meio da área, Lacazette raspou e Tolisso invadiu para testar no meio da defesa, devolvendo a emoção ao confronto.
Os ingleses ficaram contra as cordas, e o empate não demorou a acontecer. Seis minutos depois, Fofana, fresco na partida, fez jogada pela direita e cruzou na segunda trave. Maitland-Niles tentou emendar, mas pegou errado na bola; atento, Tagliafico se esticou e completou na direção da baliza; Onana se esticou para defender, e Lacazette até completou para o gol, mas a finalização do argentino já havia ultrapassado a linha.
O que parecia um momento do Lyon se transformou em clima para os donos da casa. Tagliafico perdeu a bola na defesa, e Tolisso, na passada, derrubou Leny Yoro, recebendo o segundo cartão amarelo e indo mais cedo para o chuveiro. Ainda assim, os heptacampeões franceses viraram, já na prorrogação: Fofana tropeçou em arrancada, e a bola sobrou para Cherki, que levou para a canhota e bateu cruzado, sem chances para Onana, que só observou.

Na segunda metade do tempo extra, Yoro derrubou Fofana na área, em grande jogada do camisa 11. Lacazette, em cobrança perfeita, deslocou o goleiro camaronês, no que parecia ser o golpe de misericórdia. Mas o United, como uma fênix, mostrou a força de um clube gigante no jogo para iniciar uma remontada inacreditável: primeiro, em cobrança de pênalti, Casemiro foi chutado por Almada na área, e Bruno Fernandes converteu a batida aos 9'.
O primeiro gol dos britânicos mudou a atmosfera no Reino Unido. E aos exatos 15' do segundo tempo, Kobbie Mainoo recebeu de Casemiro e bateu com a chapa do pé direito, exalando categoria para empatar o confronto. Seis minutos antes, parecia irreal. E de repente, a história se tornou surreal: no lance seguinte, o volante brasileiro apareceu novamente e cruzou na segunda trave para Harry Maguire, que cabeceou cruzado e fez o Old Trafford explodir de alegria. Sob os olhos de Alex Ferguson. Em meio à crise, um alento ao torcedor. Um jogo para sempre.
✅ FICHA TÉCNICA
Manchester United 5x4 Lyon
Jogo de volta - Quartas de final - Europa League
📆 Data e horário: quinta-feira, 17 de abril de 2025, às 16h (de Brasília)
📍 Local: Old Trafford, em Manchester (ING)
🕴️ Arbitragem: Sandro Schärer-SUI (árbitro); Stéphane De Almeida-SUI e Jonas Erni-SUI (auxiliares); Lionel Tschudi-SUI (quarto árbitro); Fedayi San-SUI e Christian Dingert-ALE (VAR)
🥅 Gols: Manuel Ugarte (MUN - 10' 1T); Diogo Dalot (MUN - 46' 1T); Corentin Tolisso (LYO - 25' 2T); Nicolás Tagliafico (LYO - 31' 2T); Rayan Cherki (LYO - 14' 1ET); Alexandre Lacazette (LYO - 4' 2ET); Bruno Fernandes (MUN - 9' 2ET); Kobbie Mainoo (MUN - 15' 2ET); Harry Maguire (MUN - 16' 2ET)
🟨 Cartões amarelos: Alejandro Garnacho, Harry Maguire e Leny Yoro (MUN); Jordan Veretout, Corentin Tolisso e Nicolás Tagliafico (LYO)
🟥 Cartões vermelhos: Corentin Tolisso (LYO)
⚽ ESCALAÇÕES DO JOGO
🔴🟡 MANCHESTER UNITED (Técnico: Rúben Amorim)
André Onana; Diogo Dalot, Noussair Mazraoui (Luke Shaw), Harry Maguire, Leny Yoro e Patrick Dorgu (Harry Amass); Casemiro e Manuel Ugarte (Mason Mount); Bruno Fernandes; Alejandro Garnacho (Christian Eriksen) e Rasmus Hojlund (Kobbie Mainoo)
🔴🔵 LYON (Técnico: Paulo Fonseca)
Lucas Perri, Ainsley Maitland-Niles, Clinton Mata, Moussa Niakhaté e Nicolás Tagliafico (Duje Caleta-Car); Paul Akouokou (Tanner Tessmann) e Jordan Veretout (Alexandre Lacazette); Corentin Tolisso e Thiago Almada; Rayan Cherki (Abner Vinícius) e Georges Mikautadze (Malick Fofana)

Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias