A temporada 2022/23 tem sido especial para os italianos. Na principal competição de clubes, a Champions League, a Inter de Milão, Napoli, Milan e Juventus estiveram presentes, com os três primeiros se classificando juntos para as oitavas de final após 17 anos. Agora na semifinal só restou Milan e Inter.
Muitos consideram o clássico entre Inter e Juventus como o maior da Itália, mas os dois rivais de Milão figuram um combate histórico muito forte devido à rivalidade recente, principalmente, nos primeiros anos do século XXI.
+ Confira os times italianos que foram mais longe em Champions neste século
Há 20 anos, dois clubes italianos não chegavam juntos à semifinal, e desta vez, os mesmos repetem o cenário. Em 2002/03, as partidas terminaram com dois empates, em 0 a 0 e 1 a 1. Na época havia classificação pelo critério de gol fora de casa, mas há um fato curioso: as equipes dividem o mesmo estádio, o San Siro, e foi o Milan que se classificou por levar o desempate 'jogando fora de casa'.
Em um jogo rodeado de estrelas do futebol mundial, o Milan tinha em sua equipe titular o goleiro brasileiro Dida, os zagueiros Nesta e Maldini, os volantes Seedorf e Gattuso e os atacantes Inzaghi e Shevchenko, além de Rivaldo, na reserva. Já pela Inter, a dupla de zaga era composta por Cannavaro e Materazzi, com os argentinos Zanetti no meio-campo e Crespo no ataque.
Apesar deste confronto na semifinal, não foi a última participação de ambas as equipes nesta fase. Em 2009/10, a Inter de Milão eliminou o Barcelona e foi campeã em cima do Bayern de Munique. Já a última presença do Milan na semifinal tem mais tempo. Em 2006/07, os rubro-negros foram carrascos dos inglesas, eliminando o Manchester United e sendo campeão diante do Liverpool.
A primeira partida da penúltima fase da Champions League 2022/23 será nos dias 9 e 10 de maio, enquanto a segunda está marcada para os dias 16 e 17. Ambas as partidas serão no San Siro, também conhecido como Giuseppe Meazza.