Montse Tomé convoca Espanha feminina sem Jenni Hermoso e com 15 jogadoras afastadas da seleção
Após polêmicas com ex-presidente da federação local, 39 atletas assinaram documento se negando a jogar pela Roja
- Matéria
- Mais Notícias
A seleção feminina da Espanha, após todas as polêmicas envolvendo Luis Rubiales, apresentou de forma oficial a nova comandante Montse Tomé. A ex-jogadora chega para substituir Jorge Vilda, que protagonizou diversos problemas com as jogadoras espanholas, mas conquistou a Copa do Mundo Feminina em agosto.
Relacionadas
A primeira convocação de Tomé teria acontecido na última sexta-feira, mas 39 jogadoras convocáveis pela Roja assinaram um documento afirmando não desejarem mais jogar pela seleção. O motivo? O polêmico beijo de Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, em Jennifer Hermoso, craque da equipe de Vilda, durante a premiação do ouro na Austrália.
De toda forma, Montse decidiu convocar 15 das 39 jogadoras que enviaram o ofício à direção interina da RFEF. Confira a lista completa:
Goleiras: Misa Rodríguez, Catalina Coll e Enith Salón
Defensoras: Irene Paredes, Laia Aleixandri, Oihane Hernández, Olga Carmona, Ona Battle, Mapi León e Maria Méndez
Meio-campistas: Teresa Abelleira, Patri Guijarro, Aitana Bonmatí, Maria Pérez, Rosa Márquez e Alexia Putellas
Atacantes: Athenea del Castillo, Esther Gonález, Eva Navarro, Mariona Caldentey, Inma Gabarro, Amaiur Sarriegui e Lucía García
Jogadoras notáveis da campanha história na Oceania, como Salma Paralluelo e Laia Codina, ficaram fora da lista. A ausência principal, porém, ficou justamente por conta de Hermoso. Ao ser questionada pela decisão, Montse Tomé saiu em defesa da camisa 10 espanhola.
???? Montse Tomé, sobre la no convocatoria de Jenni Hermosopic.twitter.com/GdDIlzDB9j
— Diario AS (@diarioas) September 18, 2023
- Estamos com Jenni e com todas as jogadoras até o fim. Cremos que a melhor maneira de ajudá-las é estar com elas, mas acredito que, como máxima responsável, minha decisão de não convocá-la era necessária por ser a melhor para protegê-la. Já tenho cinco anos trabalhando com Jenni e coincidi com ela enquanto jogadora, então sigo contando com ela - afirmou a comandante.
As convocadas por Montse estarão em ação pela Nations League feminina, entre os dias 22 e 26 de setembro. A Espanha visitará a Suécia na estreia, atuando no Gamla Ullevi; logo depois, receberá a Suíça no Estádio Nuevo Arcángel, em Córdoba.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias