menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Morte de Papa Francisco causa ‘guerra’ entre torcedores de Celtic e Rangers

Rivalidade entre os clubes transcende o esporte

Rangers-aspect-ratio-512-320
imagem cameraTorcedores do Rangers provocaram o Celtic após a morte do Papa Francisco (Reprodução: X/@thecasualultra)
Pedro-Henrique-Cardoso-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Cardoso
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/04/2025
18:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após a morte de Papa Francisco nesta segunda-feira (21), torcedores de Celtic e Rangers, maior rivalidade da Escócia, protagonizaram uma verdadeira guerra nos muros de Glasgow. A torcida do Rangers, time historicamente protestante, pichou uma mensagem comemorando a morte do líder religioso. Em resposta, a torcida do Celtic, de raízes católicas, cobriu o grafite com uma provocação ao rival.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Na noite desta terça-feira (22), os torcedores do Rangers picharam um muro em Glasgow com os dizeres: “Sem Papa de Roma. Papa Francisco está morto.” A frase veio carregada de uma rivalidade centenária que ultrapassa os limites do esporte.

continua após a publicidade
Torcedores do Rangers provocaram o Celtic após a morte do Papa Francisco
Torcedores do Rangers provocaram o Celtic após a morte do Papa Francisco (Reprodução: X/@thecasualultra)

Em reposta, torcedores do Celtic cobriram o grafite do muro com a frase “Sem bandeiras nem tambores. Vão buscá-los no Vaticano." A mensagem faz alusão ao episódio, no início desta temporada, no qual os torcedores católicos roubaram os instrumentos e bandeirões da torcida do Rangers.

Torcedores do Celtic respondem provocação ao Rangers
Torcedores do Celtic respondem provocação ao Rangers (Foto: Tom Farmer)

Entenda a rivalidade entre Celtic e Rangers

O "Old Firm", nome dado à rivalidade de mais de cem anos entre Celtic e Rangers, tem raízes muito mais profundas do que este episódio com Papa Francisco e o esporte não dá conta de explicar, abordando política, identidade nacional e religião.

continua após a publicidade

Os torcedores do Rangers seguem a religião protestante, e a identificação religiosa é tão grande que o time não contratava nenhum jogador católico até o fazer pela primeira vez desde a Segunda Guerra em 1989, quando não só um atleta desta religião chegou ao clube como ele veio diretamente do Celtic. Mo Johnston foi o responsável por quebrar a tradição e chocar a Escócia, sofrendo perseguição religiosa por diversas vezes. Em 4 de novembro de 1989, pouco tempo após sua chegada, o atacante fez o gol da vitória do Rangers no Old Firm: uma boa maneira de melhorar seu relacionamento com a torcida.

Celtic x Rangers (Foto: Russell Cheyne/Arquivo LANCE!)
Celtic x Rangers (Foto: Russell Cheyne/Arquivo LANCE!)

Além da rivalidade religiosa, a política também se manifesta como diferença na relação entre os clubes. O Rangers, fundado em 1872, tem relação com a ideia de um Reino Unido forte.

A torcida do Celtic, por outro lado, se manifesta mais a favor de um movimento de independência Irlandesa. O Celtic surgiu em 1887 como uma instituição expliciatemente católica. Fundado em uma igreja em Glasgow, o time hoje tem em sua base de torcedores irlandeses-escoceses católicos.

O Celtic foi campeão 54 vezes do Campeonato Escocês, enquanto o Rangers venceu 55, um a mais.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias