Na súmula, árbitro ignora caso de racismo com Vini Jr, mas adendo atualiza situação
Brasileiro foi alvo de injúrias raciais durante derrota para o Valencia
- Matéria
- Mais Notícias
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) liberou para o público a súmula do duelo entre Real Madrid e Valencia, marcado pelos atos de racismo dos torcedores valencianos contra Vinícius Jr. A ata do jogo, porém, não continha os insultos raciais realizados durante o duelo. O árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea ignorou a princípio o ocorrido, mas em atualização posterior, o caso foi informado na súmula.
Relacionadas
- Insultos racistas: No minuto 73, um espectador do setor sul "Mario Kempes" se dirigiu ao jogador número 20 do Real Madrid C.F., Sr. Vinícius José de Oliveira do Nascimento, lhe gritando: "Macaco, macaco". Por isso, se ativou o protocolo de racismo, avisando ao delegado do jogo para que fizesse o correspondente aviso pelos microfones do estádio. O encontro foi paralisado até que o anúncio fosse feito pela megafonia do estádio - afirmou Bengoechea na ata.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
O aviso ao qual o árbitro se refere é de que caso as manifestações racistas não cessassem, o jogo seria finalizado. Após nove minutos de paralisação, a partida voltou e Vini chegou a ser expulso já nos acréscimos do segundo tempo após confusão com Hugo Duro. A ata, porém, não constou o uníssono grito de "macaco", ocorrido aos 16 minutos da metade final, e que foi ouvido pela transmissão televisiva, além de outros sons de macaco feitos durante o embate.
- No minuto 90, o jogador número 20, Vinícius José de Oliveira do Nascimento, foi expulso pelo seguinte motivo: golpear com seu braço o rosto de um adversário quando a bola não estava em jogo, em um confrontamento massivo de jogadores de ambas as equipes. O jogador adversário não precisou ser atendido - referiu-se o árbitro à expulsão de Vini. A ata também não referencia o golpe mata-leão ao qual Vini sofreu de Hugo Duro antes de atingi-lo com o braço.
A expulsão pode trazer ao brasileiro uma sanção de três jogos, o que o impediria de disputar os compromissos finais dos merengues na La Liga. O Real perdeu a segunda colocação para o Atlético de Madrid neste domingo e quer ter uma reta final tranquila, garantindo a vaga direta na fase de grupos da próxima Champions. Com Rayo Vallecano (casa), Sevilla (fora) e Athletic Bilbao (casa), a equipe de Carlo Ancelotti precisa fazer apenas quatro pontos para alcançar o objetivo sem depender de tropeços da Real Sociedad.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias