menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Pitaco do Guffo: o começo difícil dos brasileiros na Libertadores

Com aproveitamento de 47% dos pontos, brasileiros decepcionam na primeira rodada

AGIF25040320585833-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBahia e Inter fizeram a melhor partida da primeira rodada (Foto: Jhony Pinho / AGIF)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 03/04/2025
23:03
Atualizado há 9 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

Surpreendeu um pouco o começo difícil dos brasileiros na Libertadores. Enquanto faço esta coluna, o Flamengo tem dificuldade para vencer o Deportivo Táchira por 1 a 0, na Venezuela, portanto o desempenho do time não entrará no texto. Tivemos, na média, performances sem brilho das nossas equipes no torneio continental.

continua após a publicidade

Foram cinco partidas, uma delas entre dois brasileiros, com duas vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 47% dos pontos. A tendência é uma evolução e que tenhamos mais uma vez uma certa soberania dos clubes brasileiros na Libertadores. Pelo menos, é o que se espera pelos investimentos dos clubes.

Laion decepciona sua torcida

O resultado mais surpreendente foi a goleada sofrida pelo Fortaleza em casa contra o Racing. Os argentinos são os atuais campeões da Recopa Conmebol e os adversários mais fortes do grupo. Mas o Laion perder do jeito que perdeu não era esperado nem pelo mais fanático hincha da Academia de Avellaneda.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo que uma crise política se deflagra nos bastidores do clube (o executivo de futebol e o diretor da SAF foram desligados), o Fortaleza também vive um momento complicado em campo, com apenas três vitórias nos últimos 12 jogos. E o desempenho mostrado contra o Racing traz preocupação para sobrevivência do time no torneio.

Visitantes com peso de mandantes

Palmeiras e São Paulo conseguiram importantes vitórias fora de casa, de forma diferente e com adversários de pesos diferentes. O Tricolor venceu seu principal adversário do grupo, o Talleres, em uma partida onde a disputa pelos espaços foi mais preponderante que a pela bola. Mostrou um controle psicológico do jogo que aponta maturidade do elenco de Zubeldía.

continua após a publicidade
Alisson São Paulo em jogo pela Libertadores
Alisson volta a ser salvador do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

Já o Verdão teve que suar mais ao precisar buscar o placar duas vezes para vencer o Sporting Cristal no Peru. A vitória, mesmo que esperada, mostra as dificuldades que este Palmeiras de 2025 tem defensivamente em relação aos Palmeiras de temporadas passadas. A cada jogo eu me questiono se o time de Abel Ferreira é realmente favorito ao título.

Por último, o melhor jogo da primeira rodada da Libertadores foi o belíssimo duelo tático entre o Bahia de Rogério Ceni e o Internacional de Roger Machado. O desempenho coletivo das duas equipes, as estratégias e os destaques individuais (Pulga no Tricolor e Alan Patrick no Colorado) mostraram duas equipes dispostas a fazer história na competição. O problema está no fato de que o Atlético Nacional goleou o Nacional na Colômbia e se coloca como o adversário a ser batido para que haja vagas para os dois brasileiros. Mesmo para quem jogou muito bem, foi notório o começo difícil dos brasileiros na Libertadores.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias