O que está em jogo para as principais equipes na disputa da Europa League?
Grandes clubes estão na disputa do torneio, que começa nesta quarta-feira (25)
- Matéria
- Mais Notícias
A primeira rodada da fase de liga da Europa League tem início nesta quarta-feira (25), com grandes equipes na disputa. E embora seja "apenas" a segunda competição mais importante do continente, seus principais competidores têm motivos de sobra para brigar pelo título.
➡️ Champions League; confira o ranking da artilharia por país no início da temporada
➡️ Com Endrick em alta no Real Madrid; veja todos os brasileiros que atuaram no clube neste século
Equipes como Manchester United (Inglaterra) e Ajax (Holanda), por exemplo, enxergam o título como a possibilidade de retomar o protagonismo de outros tempos no cenário europeu. Para times como o Athletic Bilbao (Espanha), o torneio é a oportunidade de consolidar um trabalho que já rendeu frutos na última temporada, com o título da Copa do Rei da Espanha.
Para esquentar o início da competição, listamos a seguir os principais times na disputa da Europa League e o que está em jogo para cada uma delas.
Ajax (Holanda)
O time holandês tem atravessado um mau momento nas últimas temporadas. Em 2023/24, por exemplo, ficou apenas na quinta posição da Eredivisie, foi eliminado na primeira fase da própria Europa League, além da queda na segunda fase da Copa da Holanda. Atualmente, é apenas o novo colocado do Campeonato Holandês. A conquista da Europa League não seria apenas o retorno às glórias europeias, mas também um alívio para os torcedores depois de campanhas tão frustrantes.
Athletic Bilbao (Espanha)
Liderado pelo jovem Nico Williams, um dos craques da Espanha no título da Eurocopa, o Bilbao disputa a Europa League para consolidar o seu projeto esportivo, que rendeu o título da Copa do Rei da Espanha na última temporada. Vale lembrar que o técnico da equipe é o experiente Ernesto Valverde, que dirigiu o Barcelona entre 2017 e 2020.
Fenerbahçe (Turquia)
Neste caso, um personagem torna a disputa do torneio especial. Trata-se de José Mourinho, técnico português que ostenta cinco títulos europeus no currículo, sendo dois troféus de Europa League (2002/03 pelo Porto e 2016/17 pelo Manchester United), além de dois de Champions League (2003/04 pelo Porto e 2009/10 pela Inter de Milão) e uma Conference League (2021/22 pela Roma).
O técnico anda em baixa na carreira, mas não pode ser subestimado, e uma eventual conquista da Europa League, especialmente com uma equipe com menor tradição nas competições continentais, recolocaria Mourinho no centro das atenções.
Manchester United (Inglaterra)
No comando da equipe desde 2022, o técnico Erik ten Hag nunca esteve tão pressionado. Não apenas pelas poucas conquistas nos últimos anos (Copa da Liga Inglesa 2022/23 e FA Cup 2023/24), mas também pelo mau desempenho de sua equipe. O técnico sabe disso e afirmou, em entrevista à Uefa, que deseja "dar o próximo passo" em seu trabalho.
- Esse é o nosso maior desafio e já estamos a trabalhar nisso há dois anos. Ganhamos dois troféus, mas queremos mais. Criamos uma nova estrutura, desenvolvemos o elenco e agora temos de dar o próximo passo, que é competir com as melhores equipes do mundo - afirmou o treinador. Em outras palavras: o sucesso do seu trabalho passa por uma boa campanha na disputa da Europa League.
Porto (Portugal)
A equipe atravessa um momento de mudanças profundas em sua estrutura, tanto na direção, com a troca de presidentes (sai Pinto da Costa após 42 anos, e entra o ex-treinador André Villas-Boas) e de técnicos (Sérgio Conceição deixou a equipe depois de seis temporadas para a chegada de Vitor Bruno).
A conquista da Europa League na atual temporada pode dar a ambos a tranquilidade necessária para implantarem os seus projetos na equipe.
Tottenham (Inglaterra)
Os Spurs, não vencem qualquer campeonato desde a temporada 2007/08. Desde então, foi justamente em uma competição europeia, a Champions League da temporada 2018/19, uma das oportunidades em que o clube ficou mais próximo de quebrar o jejum.
Sob o comando de Ange Postecoglou, o Tottenham até apresentou um futebol vistoso e fez um bom início de Premier League na última temporada. Entretanto, uma queda de rendimento na reta final da competição fez com que a equipe terminasse na quinta posição.
A disputa da Europa League é uma boa oportunidade para consolidar o trabalho do técnico e mostrar que o clube está, de fato, disputando os principais títulos do continente.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias