menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Osimhen e Kvaratskhelia superam feitos de Careca e Maradona no título do Napoli

Dupla é protagonista no fim da seca do Napoli no Campeonato Italiano

Osimhen e Kvaratskhelia - Spezia x Napoli
imagem cameraOsimhen e Kvaratskhelia são os protagonistas do Napoli na temporada (Foto: Alberto PIZZOLI / AFP)
Avatar
Lance!
Nápoles (ITA)
Dia 04/05/2023
18:00
Atualizado em 04/05/2023
18:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Na conquista do título do Campeonato Italiano, o Napoli teve dois grandes protagonistas que foram decisivos para o fim da seca de 33 anos sem erguer o Scudetto. Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia superaram até os feitos de Diego Maradona e Careca.

continua após a publicidade

Após muitos anos batendo na trave com a presença de grandes jogadores, como Edinson Cavani e Gonzalo Higuaín, o Napoli precisou de uma nova dupla que rompesse barreiras. O clube se cansou de se contentar com as conquistas da Copa da Itália e buscou o maior título nacional para um povo historicamente excluído no país.

SUPERANDO MARADONA E CARECA
​Contratado em 2020 após se destacar com o Lille, Osimhen vem crescendo ano a ano com a camisa do Napoli apesar de lesões musculares terem afastado o centroavante em seis jogos na temporada atual. Ainda assim, o atleta marcou 22 gols no Campeonato Italiano em 27 partidas disputadas e tem potencial para ampliar seus números.

continua após a publicidade

Por outro lado, Kvaratskhelia caiu como uma chave na equipe comandada por Luciano Spalletti após o grande destaque com o Dínamo Batumi, da Geórgia. O camisa 77 soma 12 gols (vice-artilheiro do Napoli no Calcio) e 12 assistências, o que faz com que os maiores clubes da Europa estejam de olhos abertos no jovem de 22 anos.

No histórico título do Napoli conquistado em 1989/1990, Diego Maradona marcou 16 gols e encerrou o Campeonato Italiano em 3º lugar na artilharia, atrás de Roberto Baggio e Van Basten. Já Careca marcou 10 gols e foi a segunda peça mais importante na segunda conquista do Scudetto para a equipe do sul da Itália.

continua após a publicidade

Convertendo o modelo de pontuação atual, o Napoli 1989/1990 teria conquistado o Calcio com 72 pontos ao fim de 34 jogos. A equipe marcou 57 gols e encerrou sua campanha com o melhor ataque da competição. Enquanto isso, o time liderado por Osimhen e Kvaratskhelia soma 80 pontos em 33 partidas com o melhor ataque (69) e melhor defesa (23) do torneio.

OUTROS DESTAQUES
​Além da dupla de ataque, o Napoli possui duas peças importantes na construção dos gols da equipe, como Zielinski e Mário Rui. Enquanto o meia contribuiu com oito assistências, o lateral-esquerdo deu sete passes decisivos que terminaram em gols de companheiros ao longo do Campeonato Italiano.

Uma das contratações mais importantes na janela de transferências do verão europeu foi a chegada de Kim Min-Jae. O sul-coreano aterrissou em Nápoles com a difícil missão de substituir Kalidou Koulibaly, que era uma das principais referências da equipe nos últimos anos, mas que havia se mudado para o Chelsea.

E para além das individualidade, a equipe comandada por Luciano Spalletti conta com 16 jogadores no elenco que estufaram as redes dos adversários nesta temporada. Dos sete primeiros colocados do Calcio, o Napoli só fica atrás nesse quesito para a Atalanta, que tem 18 atletas que marcaram gols na Serie A.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias