Personalidades do futebol homenageiam Gordon Banks
Clubes de futebol, entidades e jogadores postam suas últimas palavras ao ex-goleiro inglês, que parou Pelé na Copa de 1970 em lance considerado a 'Defesa do Século'
- Matéria
- Mais Notícias
Autor da "Defesa do Século" ao parar Pelé na Copa do Mundo de 1970, Gordon Banks morreu na manhã desta terça-feira, vítima de câncer nos rins. A notícia foi profundamente lamentada no mundo do futebol. Jogadores, clubes e entidades postaram condolências à família e exaltaram os feitos do ex-goleiro.
O anúncio foi feito pelo Stoke City, clube no qual atuou de 1967 a 1972. O clube inglês postou uma nota oficial escrita pela família de Banks.
- É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada.
Relacionadas
Campeão Mundial com a seleção inglesa em 1966, Banks ficou marcado por uma defesa espetacular em lance contra Pelé, na primeira fase da Copa do Mundo de 1970, disputada no México. A imagem acabou eternizada na história do futebol e passou a ser considerada a "Defesa do Século".
Nascido em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield, onde ficou por um ano. Em seguida, transferiu-se para o Leicester, em 1959, por onde ficou por sete anos e recebeu a primeira convocação para a seleção da Inglaterra, onde conquistou seu maior título, a Copa do Mundo de 1966. No ano seguinte, chegou ao Stoke City, clube que atuou por seis temporadas. Defendeu ainda clubes dos Estados Unidos, da África do Sul e da Irlanda. Aposentou-se em 1978.
CONFIRA ALGUMAS HOMENAGENS FEITAS A BANKS
LEICESTER CITY
- O Leicester está profundamente triste ao saber da morte do nosso antigo goleiro Gordon Banks, que faleceu aos 81 anos. Todos no Leicester City Football Club gostaria de oferecer suas sinceras condolências à família de Gordon e amigos neste momento triste.
MANCHESTER CITY
- Estamos entristecidos ao saber da passagem do vencedor da Copa do Mundo com a Inglaterra, Gordon Banks. Queremos expressar a nossa mais profunda simpatia para sua família e amigos.
We are saddened to hear of the passing of England World Cup winner Gordon Banks and express our deepest sympathy to his family and friends 💙 pic.twitter.com/Fil9F25Ge7
— Manchester City (@ManCity) 12 de fevereiro de 2019
MANCHESTER UNITED
- Gordon era um goleiro fantástico e eu era orgulhoso por chamá-lo de companheiro de equipe. Ele será profundamente lembrado e nossos pensamentos estão com sua família neste momento muito triste.
WEST HAM
- Nossos pensamentos estão com os amigos e familiares de Gordon Banks. Um verdadeiro grande jogador. Descanse em paz, Gordon.
PREMIER LEAGUE
- A Premier League está profundamente triste ao saber da passagem de Gordon Banks, que morreu aos 81 anos. Nosso pensamentos estão com a família nesta hora difícil.
GARY LINEKER (EX-JOGADOR E ATUALMENTE COMENTARISTA)
- Ah não. Gordon Banks, um dos meus heróis absolutos, morreu. Campeão mundial com a Inglaterra, foi um dos maiores goleiros de todos os tempos, e um homem muito amável.
Oh no. Gordon Banks, an absolute hero of mine, and countless others, has died. @England’s World Cup winner was one of the greatest goalkeepers of all time, and such a lovely, lovely man. #RIPGordon
— Gary Lineker (@GaryLineker) 12 de fevereiro de 2019
SIR GEOFF HURST, EX-COMPANHEIRO DE SELEÇÃO INGLESA
- Muito triste em saber da notícia de que Gordon morreu. Um dos maiores. Pensando especialmente em Ursula (esposa do ex-goleiro), Julia, Wendy e Robert (filhos). Triste pelo futebol, torcedores da Inglaterra e Stoke City. É uma triste perda.
SIR BOBBY CHARLTON, EX-COMPANHEIRO DE SELEÇÃO INGLESA
- Gordon era um goleiro fantástico e eu era orgulhoso por chamá-lo de companheiro de equipe. Ele será profundamente lembrado e nossos pensamentos estão com sua família neste momento muito triste.
We are saddened by the death of legendary @England goalkeeper Gordon Banks.@SirBobby: "Gordon was a fantastic goalkeeper and I was proud to call him a team-mate.
— Manchester United (@ManUtd) 12 de fevereiro de 2019
"He will be deeply missed and our thoughts are with his family at this very sad time." pic.twitter.com/JS6WXasrtH
JAMIE VARDY, ATACANTE DO LEICESTER
- Muito triste em saber da notícia de que Gordon morreu. Um dos maiores. Pensando especialmente em Ursula (esposa do ex-goleiro), Julia, Wendy e Robert (filhos). Triste pelo futebol, torcedores da Inglaterra e Stoke City. É uma triste perda.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias