Portugal sofre, mas vence Sérvia e respira nas Eliminatórias da Euro
Bernardo Silva brilha com um gol e duas assistências em importante triunfo português em Belgrado. Cristiano Ronaldo também deixou a sua marca
Pressionado pelos tropeços anteriores, Portugal entrou em campo para enfrentar a Sérvia, neste sábado, em Belgrado, com a obrigação de somar três pontos para seguir vivo na luta por uma vaga na fase final da Eurocopa de 2020. E a seleção de Cristiano Ronaldo não fez feio. Apesar das dificuldades, venceu por 4 a 2 com ótima atuação de Bernardo Silva.
Com o resultado, Portugal subiu para a segunda posição, com cinco pontos e dois jogos a menos que a Ucrânia, líder do grupo, com 13. A Sérvia é somente quarto, com quatro pontos.
JOÃO FELIX NO BANCO
Durante a semana o técnico Fernando Santos fez mistérios quanto aos jogadores que acompanharia o craque da camisa 7 no ataque. Apesar das atenções estarem voltadas a João Felix, maior promessa do futebol português na atualidade e tido como sucessor de Ronaldo, o comandante apostou por Gonçalo Guedes na frente do jovem, com Bernardo Silva fechando o trio.
INÍCIO IGUALADO E GOL NO FINAL DO PRIMEIRO TEMPO
O início do jogo foi igualado, mas aos poucos Portugal foi ganhando o domínio territorial. Mesmo necessitando da vitória, a Sérvia se limitou apenas a se defender e deu campo para os lusitanos terem a bola. CR7 teve sua chance aos 29, mas desperdiçou na entrada da área, após jogada de Bernardo Silva. O gol do alívio saiu aos 42. Melhor em campo, Bernardo cruzou da direita e o goleiro sérvio Dimitrovic se enrolou para segurar a bola. Ela sobrou para William Carvalho só empurrar para os fundos da rede.
GOLAÇO DE GONÇALO GUEDES
O segundo tempo voltou no mesmo ritmo do primeiro. Depois de jogada individual, Cristiano Ronaldo sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Dimitrovic. Aos 12 não teve jeito. Gonçalo Guedes, até então apagado, dominou na entrada da área, pela esquerda, deixou dois para trás e finalizou com força de esquerda para ampliar o marcador.
SÉRVIA REAGE, MAS CRISTIANO RONALDO E BERNARDO SILVA JOGAM DUCHA DE ÁGUA FRIA
A Sérvia colocou fogo na partida aos 26. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, Milenkovic subiu sozinho na pequena área portuguesa e testou firme para o gol de Rui Patrício, diminuindo o jogo e levando os torcedores que compareceram ao estádio do Estrela Vermelha à loucura. Porém, Cristiano Ronaldo acabou com os ânimos sérvios. Aos 35, ele recebeu um belo passe em profundidade de Bernardo Silva e tocou na saída de Dimitrovic.
A Sérvia esboçou nova reação aos 40, com Mitrovic, que soltou uma bomba de fora da área no ângulo de Rui Patrício. No entanto, Bernardo Silva, aos 42, concluiu um contra-ataque de almanaque com uma finalização precisa no canto esquerdo do goleiro adversário.
Portugal volta a campo na terça para enfrentar a Lituânia, fora de casa. Já a Sérvia encara no mesmo dia a seleção de Luxemburgo, fora de casa. Ambos os jogos acontecendo às 15h45, horário de Brasília.