Presidente da Colômbia anuncia final da Copa América-2020 no país
Em sua página de rede social, Iván Duque declarou que a decisão da competição dividida com a Argentina será em solo colombiano. Na primeira fase, cada país abrigará um grupo
- Matéria
- Mais Notícias
O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou nesta quinta-feira que o país será sede da final da Copa América de 2020. O torneio será organizado por colombianos e argentinos, mas ainda não havia definição sobre o local da decisão. O político pronunciou-se em sua conta oficial no Twitter dizendo ter recebido a confirmação da notícia diretamente do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
"Tenho o prazer de anunciar ao país que há alguns minutos falei com o Presidente da Conmebol Alejandro Dominguez, que nos deu uma grande notícia: a final da CopaAmérica2020 será realizada na Colômbia. Esse foi o desejo de todos os colombianos", escreveu Duque em texto postado com vídeo de seu pronunciamento.
Relacionadas
#Bogotá Me complace anunciarle al país que hace unos minutos hablé con el Presidente de la @CONMEBOL, Alejandro Domínguez, quien nos dio una gran noticia: la final de la #CopaAmérica2020 se realizará en Colombia. Ese ha sido el deseo de todos los colombianos. pic.twitter.com/ixlC44Ilkz
— Iván Duque (@IvanDuque) 27 de junho de 2019
A Copa América 2020 será disputada de 12 de junho a 12 de julho, apenas um ano depois da edição que está ocorrendo no Brasil. A ideia é que a competição passe a acontecer a cada quatro anos, em paralelo à Eurocopa. O formato de disputa será diferente do adotado desde os anos 90. As 12 seleções (as dez sul-americanas e os convidados Qatar e Austrália) serão divididas em dois grupos, por zonas geográficas. A sede norte será na Colômbia e a sul, na Argentina. A definição da chave em que estará cada um dos dois convidados se dará por sorteio. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, afirmou esta semana que o Campeonato Brasileiro não irá ser paralisado como aconteceu neste ano.
O torneio continental do ano que vem terá duração de 30 dias, seis a mais que atualmente, e o campeão jogará oito partidas, quantidade superior às dos finalistas da Copa do Mundo (7). Na primeira fase, as equipes jogarão dentro do grupo, avançando os quatro melhores de cada chave. Ainda não foram anunciados onde acontecerão os confrontos de quartas e semifinais. Serão ao todo 38 partidas contra 26 do torneio atual.
A última vez que a Colômbia abrigou a competição foi em 2001, quando saiu campeã ao derrotar o México na decisão. A Argentina sediou o torneio no início desta década, em 2011, edição que teve o Uruguai como campeão.
COPA AMÉRICA 2020
SEDE NORTE - Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Venezuela e Qatar/Austrália
SEDE SUL - Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Qatar/Austrália
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias