Presidente da Fifa apoia manifestações antirracistas de atletas: ‘Merecem aplausos’
Gianni Infantino, em nota, pediu que atletas não sejam punidos por manifestações feitas em campo. Jogadores da Bundesliga realizaram homenagens a George Floyd
Após manifestações antirracistas por parte de jogadores do Campeonato Alemão no último fim de semana, a Fifa se pronunciou sobre o caso nesta terça-feira e elogiou as atitudes dos atletas.
A entidade também pediu "bom senso" das ligas e federações diante das atitudes dos jogadores em campo. Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse que não vê a possibilidade de punição aos atletas que se posicionarem contra o racismo durante os jogos.
VEJA A NOTA DA FIFA
"A Fifa entende completamente a profundidade do sentimento e das preocupações expressas por muitos jogadores de futebol à luz das circunstâncias trágicas do caso George Floyd.
A Fifa se manifestou repetidamente como resolutamente contra o racismo e a discriminação de qualquer tipo e recentemente fortaleceu suas próprias regras disciplinares com o objetivo de ajudar a erradicar esse comportamento.
A própria Fifa promoveu muitas campanhas antirracismo que frequentemente transmitem a mensagem antirracismo em jogos organizados sob seus próprios auspícios.
A aplicação das Leis do Jogo aprovadas pela IFAB (International Board) é deixada para os organizadores das competições, que devem usar o bom senso e levar em consideração o contexto em torno dos eventos.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, acrescenta: 'Para evitar dúvidas, em uma competição da Fifa, as recentes demonstrações de jogadores em jogos da Bundesliga merecem aplausos e não punição.
Todos devemos dizer não ao racismo e a qualquer forma de discriminação.
Todos devemos dizer não à violência. Qualquer forma de violência.'"