Presidente da Uefa diz não concordar com candidatura ibérica e do Marrocos para 2030

Aleksander Ceferin defendeu que não se misture países de diferentes continentes na mesma candidatura

Escrito por

Nesta segunda-feira, Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, mostrou-se contrário à candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à Copa do Mundo de 2030. Aos seus olhos, é necessário que candidaturas conjuntas envolvam países do mesmo continente. Marrocos é da África, mas faz fronteira com a Espanha e a uma hora de avião de Portugal. 

- Neste momento, isso foi mais uma iniciativa política do que algo debatido entre as federações de futebol. Um político levantou essa hipótese sem ter em conta que o futebol está acima da política. Mas não estou de acordo porque não sou a favor de misturar candidaturas. A UEFA defenderá sempre as candidaturas europeias - comentou o dirigente. 

A candidatura tripla ainda não foi oficializada e sim levantada pelo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, há algumas semanas. Uma candidatura sem Marrocos também é possível.

A Copa de 2030 comemorá o centenário do evento e ainda não tem candidaturas oficializadas, mas já há outras seis interessadas: Uruguai, Argentina e Paraguai; Egito, Camarões; Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte;  Grécia, Bulgária, Sérvia e Romênia; Coreia do Sul, China, Japão e Coreia do Sul. Também há a possibilidade do Marrocos se candidatar sozinho ou junto com Argélia e Tunísia. 

Siga o Lance! no Google News