Qual é a história do Mundial de Clubes?
Competição atualmente é organizada pela Fifa
- Matéria
- Mais Notícias
O Mundial de Clubes, ou como é chamado oficialmente "Copa do Mundo de Clubes da Fifa", é organizado pela entidade máxima do futebol, a Fifa. No atual formato, o torneio conta com a participação de sete clubes de todas as partes do mundo.
Relacionadas
A competição É disputada entre clubes campeões de todas as seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia), OFC (Oceania) e o representante do país-sede (o campeão do campeonato nacional do país organizador).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Antes da criação desse torneio pela Fifa, existiram várias diferentes disputas entre clubes de caráter internacional, que foram vistas como títulos mundiais. Algumas dessas conquistas são inclusive reconhecidas pela entidade máxima do futebol.
O primeiro torneio desse tipo, que pode servir como exemplo de competições que foram reconhecidas como mundiais, foi a Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras. A copa foi organizada pela CBD com o auxílio de dirigentes da Fifa.
➡️ Grêmio, Corinthians e São Paulo disputam atacante considerado ‘carrasco de clubes paulistas’
Somente em 2000, a Fifa organizou o primeiro Mundial de Clubes. Essa edição foi vencida pelo Corinthians. Antes anual, a competição só aconteceu de novo em 2005, com título do São Paulo. Depois disso, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa passou a ser realizada todo ano pela Fifa.
O formato atual, porém, não vai durar por muito tempo. Em 2025, o torneio será mais longo e terá a participação de mais clubes, de maneira similar à Copa do Mundo de Seleções. O torneio substituiria a Copa das Confederações e aconteceria de quatro em quatro anos.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias