O que precisa para a classificação? O panorama da Liga dos Campeões na última rodada da fase de grupos
Muitos grupos estão definidos; Outros, passam longe de qualquer tipo de finalização: são os casos de PSG, Inter, Liverpool e Lyon, que brigam por uma vaga nas oitavas do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
Após a rodada desta semana na Liga dos Campeões - a quinta da fase de grupos -, o caminho de muitas chaves está traçado, visto que doze clubes estão garantidos na fase de mata-mata da competição. Com um jogo restante, porém, muitos chaveamentos não estão com as equipes que seguirão no torneio definidas. O LANCE! detalha a situação na Champions.
Equipes classificadas: Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona*, Porto*, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Manchester City, Real Madrid*, Roma, Juventus e Manchester United.
*Garantidas na primeira posição
Em alguns casos, como no Grupo A (Altético de Madrid e Borussia Dortmund), Grupo E (Bayern de Munique e Ajax) e Grupo H (Juventus e Manchester United), os dois classificados estão definidos, mas a última rodada pode ser importante para definir o primeiro colocado, que terá, por consequência, o direito de jogar a segunda partida das oitavas de final em seus domínios.
Em outras chaves, porém, muita coisa ainda está em jogo: de um lado, Tottenham e Inter de Milão brigam pela classificação; do outro, Napoli, Paris Saint-Germain e Liverpool ainda estão com chances de avançar. O L! Explica:
Grupo B – Batalha entre ingleses e italianos
A chave foi dominada pelo Barcelona, que, com quatro vitórias e um empate em cinco partidas disputadas, garantiu a primeira posição, com 13 pontos. A segunda vaga, por sua vez, está entre Tottenham e Internazionale, empatadas em 7 pontos após os ingleses derrotarem os italianos em Londres, na última rodada.
Relacionadas
Na rodada decisiva, a Inter de Milão enfrentará o PSV Eindhoven, último colocado com apenas um ponto conquistado, no Estádio Giuseppe Meazza – Diante de sua torcida, os Nerazzuri estão invictos na atual edição da Liga dos Campeões, com uma vitória sobre o Tottenham e um empate diante do Barcelona.
O Tottenham, por sua vez, terá a missão, em tese, mais difícil. Em um momento de evolução na competição, com duas vitórias seguidas após um início de três partidas sem triunfos, viajará até o Camp Nou para enfrentar o Barcelona. No primeiro turno, os espanhóis derrotaram os Spurs por 4 a 2, em Wembley.
Jogos:
11/12 - Barcelona x Tottenham – Camp Nou
11/12 - Internazionale x PSV – Giuseppe Meazza
Grupo C – Nada definido
É a chave mais aberta da competição, já que a diferença entre o primeiro colocado e o terceiro é de três pontos. Entre os envolvidos, estão o Napoli, com nove pontos conquistados, o Paris Saint-Germain, com sete, e o Liverpool, com seis. A equipe francesa, que derrotou os Reds nesta rodada e conseguiu se recuperar na tabela, vai enfrentar, no próximo dia 11, o Estrela Vermelha, último colocado, na Sérvia, e depende apenas de si para garantir a classificação.
Por outro lado, Napoli e Liverpool farão a partida que pode traduzir o ditado de “matar ou morrer”. Na terceira colocação, a única opção para os Reds é a vitória, que, se for por mais de dois gols de diferença, colocará a equipe de Jürgen Klupp à frente do time italiano, visto que ela teria vantagem no agregado das duas partidas da chave – no primeiro turno, a vitória foi dos comandados de Carlo Ancelotti por 1 a 0.
O duelo será disputado em Anfield, que está acostumado a receber as “mágicas noites” de competições europeias. Portanto, a expectativa é de casa cheia, como o próprio Jürgen Klopp destacou em uma entrevista coletiva. O Napoli, por sua vez, precisa de um empate para garantir sua classificação, sem ter noção sobre em qual posição terminaria no grupo.
Jogos:
11/12 - Estrela Vermelha x Paris Saint-Germain – Marakana
11/12 - Liverpool x Napoli – Anfield Road
Grupo F – Quem ficará com o segundo lugar?
Outro chaveamento que se mostra equilibrado, com o Manchester City, com 10 pontos, classificado, mas não garantido em primeiro lugar. As outras duas equipes na briga são Lyon, na vice-liderança com 7 pontos, e o Shakhtar Donetsk, terceiro com 5 pontos conquistados. A equipe de Pep Guardiola enfrentará o Hoffenheim, quarto colocado, e depende apenas de si para garantir a primeira posição. Um empate no Etihad Stadium garante aos Citizens a liderança da chave.
A outra partida da chave será outro confronto direto. Na Ucrânia, o Shakhtar vai receber o Lyon, em duelo que representa a classificação para a equipe que vencer o duelo. Em termos de posição, a equipe francesa pode ser líder se vencer e o City perder, por conta do confronto direto, enquanto que os ucranianos podem terminar apenas na segunda posição.
No primeiro turno, as duas equipes protagonizaram um empate de 2 a 2. Apesar do jogo ter sido na França, o Shakhtar abriu 2 a 0, com gols do brasileiro Júnior Moraes, mas viu a equipe treinada por Bruno Genésio igualar o marcador balançando as redes na etapa complementar, graças a Moussa Dembelé e Léo Dubois.
Jogos:
12/12 - Manchester City x Hoffenheim – Etihad Stadium
12/12 - Shakhtar Donetsk x Lyon – Metallist Stadium
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias