Quem é Juanma Lillo, auxiliar que vai ficar no lugar de Guardiola no Manchester City?
Treinador espanhol passou por cirurgia nas costas e só retornará após a pausa para a Data Fifa, em setembro
- Matéria
- Mais Notícias
O treinador Pep Guardiola, do Manchester City, passou por uma cirurgia nas costas realizada na última terça-feira (22). Em seu lugar, quem assumirá a equipe dos Citizens é o auxiliar técnico Juanma Lillo, comandando o time até o retorno da Data Fifa, que acontecerá nas duas primeiras semanas de setembro.
Relacionadas
Lillo é uma espécie de braço direito do badalado treinador espanhol. Os dois têm um relacionamento amigável que já dura 30 anos e a confiança de Guardiola em seu amigo é muito grande. Apesar disso, Pep estará nas tribunas durante os jogos em que está proibido de atuar na área técnica, passando algumas instruções para o banco de reservas.
QUEM É JUANMA LILLO?
Nascido no dia 3 de novembro de 1965, Juanma Lillo nunca atuou como jogador profissional. Pelo contrário, começou sua carreira como treinador de forma bem precoce. Aos 16 anos, comandava o Amaroz KE, um clube local de Tolosa, sua cidade natal. Quatro verões depois, já estava na terceira divisão, atuando no cargo de técnico do Tolosa CF na terceira divisão.
As boas ideias de Lillo começaram a chamar a atenção de outros clubes e não demoraria muito para que seu nome figurasse na primeira divisão. Primeiro, na temporada 1991-92, comandou o Cultural Leonesa e se tornou o mais jovem a ter o distintivo de técnico; meses depois, assumiu o tradicional Salamanca e fez uma arrancada com a equipe, alcançando a elite do futebol espanhol em 1995-96, com apenas 29 anos. O feito o colocou como técnico mais novo a treinar um clube da La Liga.
QUEDA DE RENDIMENTO
Seus trabalhos posteriores no futebol espanhol acabaram não trazendo grandes resultados. As passagens por Real Sociedad, Real Zaragoza, Almería e Real Oviedo acarretaram em demissões devido a maus resultados.
+ Clube saudita revela interesse em Nino, do Fluminense
Em 2015, Juanma iniciou uma parceria com o atual treinador do Flamengo, Jorge Sampaoli, e ficou responsável pela transição de jovens da base da seleção do Chile. No ano seguinte, também deixou a Roja ao lado do argentino para fazer a mesma função no Sevilla. Depois, não voltou mais para a Espanha: passou por Atlético Nacional (COL), Vissel Kobe (JAP) e Qingdao FC (CHI), nos três como treinador principal.
No ano de 2020, após o então auxiliar de Guardiola, Mikel Arteta, deixar suas funções em Manchester para assumir o Arsenal, Pep convocou Juanma Lillo para o posto como auxiliar direto. Dois anos depois, Lillo assumiu o Al-Sadd por uma temporada, substituindo o compatriota Javi Gracia, e retornou aos mancunianos em julho de 2023, com o mesmo cargo anterior.
+ Balanço do Mundial: Copa Feminina mostra evolução, mas ainda há muito a ser feito
Ao longo de sua trajetória como treinador, Juanma conquistou três títulos. O primeiro aconteceu em 1988-89, vencendo a quarta divisão espanhola com o Mirandés. Cinco anos depois, viria o troféu da terceira divisão com o Salamanca. Entre 1994 e 2019, Lillo não conseguiu títulos, encerrando o jejum com o triunfo na segunda divisão da China com o Qingdao.
OS COMPROMISSOS
Com duas vitórias em dois jogos na Premier League, o Manchester City encara a sequência de dois jogos com maior tranquilidade. Primeiro, Juanma Lillo conduzirá Haaland e seus companheiros fora de casa, visitando o recém-promovido Sheffield United, no domingo (27), às 10h (de Brasília). Seis dias depois, às 11h, será a vez de o ex-Chile mostrar seus conhecimentos no Etihad Stadium, contra o Fulham de Andreas Pereira e Willian.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias