O argentino Ramón Díaz, de 63 anos, é o técnico do Al Hilal, adversário do Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes. O treinador tem uma carreira vitoriosa na Argentina, onde conquistou o campeonato nacional - cinco vezes - e a Libertadores pelo River Plate. Antes de assumir o time árabe, ele estava no Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos.
+ Flamengo x Al Hilal: data, horário e onde assistir à semifinal do Mundial de Clubes
Ramón Díaz é também ex-jogador. Ele é da mesma geração do astro Diego Maradona. Eles foram companheiros desde as seleções de base da Argentina e eram amigos. Porém, com o passar dos anos, passaram a viver uma rivalidade em lados opostos, com Diáz no River e Maradona no Boca Juniors.
+ Raio-X do Al Hilal: conheça o valor de mercado e o elenco do adversário do Flamengo no Mundial
Ramón Díaz teve uma passagem relâmpago como treinador do Botafogo em 2020. Com o time afundado na zona de rebaixamento, a diretoria resolveu apostar em um técnico renomado, com experiência internacional, mas as coisas não saíram como se esperava. Na época, o treinador descobriu que tinha um tumor na tireoide e teve que adiar os planos de assumir o Alvinegro para ser submetido a uma cirurgia de emergência.
Sem poder comandar o Botafogo, Díaz mandou seu filho, Emiliano Díaz, e o restante da comissão técnica, para trabalhar no Glorioso. Após três derrotas em três jogos e com Ramón Díaz ainda em recuperação, longe do time, a diretoria alvinegra rompeu o contrato com o treinador.
Antes de enfrentar o Rubro-Negro, Ramón Díaz exaltou o Flamengo e mostrou conhecer um pouco o adversário.
- Estão muito bem, é uma equipe grande e clube grande. É muito difícil de jogar com eles, mas vamos tentar fazer o nosso. Vai ser um jogo para desfrutar. Nós sabemos o que é Flamengo. Será um tipo de jogo diferente, as duas equipes vão se atacar. Vamos ter que estar muito atentos, nós já estamos muito felizes de ter passado à semifinal e diante de um ambiente muito difícil. Estamos desfrutando - disse o treinador argentino.