Complicou! Barcelona vence e abre 14 de vantagem para o Real no Espanhol
Equipe madrilenha não aproveitou as oportunidades criadas na partida e agora vê título do campeonato praticamente impossível
No maior clássico do mundo na atualidade, deu Barcelona. E foi uma vitória saborosa. Dentro do Santiago Bernabéu, a equipe catalã cresceu no segundo tempo e contou com gols de Luis Suárez, Lionel Messi, de pênalti, e Aleix Vidal para vencer o Real Madrid por 3 a 0, em partida pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol.
O resultado complica muito a vida dos madrilenhos na briga pelo título nacional. Isso porque os líderes e invictos da Catalunha chegam aos 45 pontos, 14 a mais do que os comandados de Zinedine Zidane, que atualmente estão em quarto lugar.
O JOGO
A partida começou pegando fogo e a primeira investida foi do time da casa, que inclusive chegou ao gol, com Cristiano Ronaldo. Porém, a arbitragem assinalou o impedimento, mantendo tudo igual no marcador. O português ainda deu uma furada aos 10 minutos, desperdiçando uma boa chance, e parou em ótima defesa de Ter Stegen já aos 30.
Do lado do Barça, os catalães tiveram dificuldades para furar a boa marcação dos adversários. Com Messi devendo na primeira metade da etapa inicial e crescendo no final, o time de Ernesto Valverde teve até dificuldades para manter sua característica posse de bola em um jogo bem brigado.
Na disputa entre os dois volantes da Seleção Brasileira, Paulinho encontrou dificuldades para armar jogadas no campo de defesa no início, muito por conta da forte marcação de Casemiro. Porém, o camisa 15 cresceu na parte final do jogo e criou as duas melhores chances do Barcelona.
Mateo Kovačić y Paulinho, los más activos en la primera media hora de #ElClásico.
— LaLiga (@LaLiga) December 23, 2017
Síguelo en directo: https://t.co/e8TeksrRr6 pic.twitter.com/tOMNtdAULt
Na segunda etapa, o Barça voltou melhor e foi em busca da vitória em Madri. Em jogada bem desenhada e coletiva, Busquets recuperou a bola na defesa, deu para Rakitic, que aproveitou o corredor no meio de campo. Sergi Roberto recebeu e deu belo passe para Suárez completar e abrir o placar.
E a partida continuou pegando fogo. Com menor pressão dos madrilenhos, o time catalão foi mortal. Aos 16 minutos, Carvajal se jogou com a mão na bola na área para impedir o gol de Paulinho e acabou expulso. Em cobrança de pênalti, Messi bateu sem chances para Navas e ampliou a vantagem dos visitantes.
A pressão imposta pelo Barcelona na primeira metade da etapa complementar começou a diminuir, até por ter um jogador a mais em campo. Com isso, o Real voltou a criar ótimas oportunidades, mas parou em uma defesa segura dos rivais, manhã inspirada de Ter Stegen e um pouco de azar. Aleix Vidal, segundos depois de entrar, ainda completou o marcador aos 47.
Agora as duas equipes tem alguns dias de folga até o ano que vem. O Real Madrid volta a entrar em campo no dia 4 de janeiro, quinta-feira, às 18h (de Brasília), contra o Numancia, pelas oitavas de final da Copa do Rei. No mesmo dia, às 16h (de Brasília), o Barcelona encara o Celta de Vigo fora de casa.
⚽️ Leo #Messi - 15 goals
— FC Barcelona (@FCBarcelona) December 23, 2017
⚽️ @LuisSuarez9 - 10 goals
👏Two top goalscorers in @LaLigaEN 👏
🔴🔵 #ElClásico #ForçaBarça pic.twitter.com/z8oDNGmuJc
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 0X3 BARCELONA
Local: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Data-Hora: 23/12/2017 - 10h
Cartões amarelos: Sergio Ramos (RMA), Vermaelen e Busquets (BAR)
Cartões vermelhos: Carvajal (RMA)
Gols: Luis Suárez (8'/2ºT) (0-1), Lionel Messi (18'/2ºT) (0-2) e Aleix Vidal (47'/2ºT) (0-3)
REAL MADRID: Navas; Carvajal, Ramos, Varane, Marcelo; Casemiro (Asensio - 28'/2ºT), Kroos, Kovacic (Bale - 28'/2ºT), Modric; Benzema (Nacho - 19'/2ºT), Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.
BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto (Aleix Vidal - 46'/2ºT), Piqué, Vermaelen, Alba; Busquets, Rakitić, Iniesta (Nélson Semedo - 30'/2ºT); Paulinho (André Gomes - 38'/2ºT), Messi, Suarez. Técnico: Ernesto Valverde.