26/05/2018. Estádio Olímpico de Kiev. Nele, Real Madrid, que vinha de duas conquistas de Liga dos Campeões seguidas, e Liverpool faziam a final dos melhores times do continente europeu na temporada. A expectativa era grande, principalmente devido ao trio de ataque formado por Mané, Firmino e Salah. Dentro de campo, não foi bem como o esperado. Após dividida com Sergio Ramos, o egípcio precisou deixar o campo com apenas 30 minutos do primeiro tempo. E os Reds sentiram.
VEJA A TABELA DA LIGA DOS CAMPEÕES
Até então, o Liverpool era melhor. Mas, a saída de seu principal jogador e a entrada de Lallana impediram o time de continuar com a atuação dominante. Aos seis minutos do segundo tempo, Benzema abriu o placar após falha feia de Karius.
Apenas três minutos depois, num breve suspiro de esperança, Mané deixou tudo igual. No entanto, brilhou a estrela de Gareth Bale. De bicicleta, o galês acertou um lindo chute e colocou o Real Madrid na frente novamente. Foi ele quem também fechou o placar, aos 37 do segundo tempo, após mais uma falha do goleiro dos Reds.
A vitória foi suficiente para lavar a alma do Real Madrid no que seria o último jogo de Cristiano Ronaldo com a camisa do clube. Além disso, ainda serviu para Bale se consagrar como ídolo e escrever seu nome na história. Foi o nome da final com dois gols marcados. Os Reds, por outro lado, continuaram na fila de espera, mas não por muito tempo.
Pouco menos de três anos depois, as duas equipes se encontram novamente, dessa vez em momentos parecidos. O Real Madrid, que vê a idade de seus craques avançar, conta com a mesma base. Sergio Ramos, Varane, Modric, Kroos e Casemiro seguem fortes no time titular. Mas o momento não é bom.
Eliminado para o Alcoyano na Copa do Rei, o Real Madrid está atrás de Barcelona e Atlético de Madrid em La Liga. A temporada não corresponde às expectativas, os resultados não são animadores e Zidane segue sendo questionado, principalmente pela liberação de jogadores como Hakimi, que está na Inter de Milão, e Reguilón, que rumou ao Tottenham.
Do outro lado, a temporada do Liverpool também não está perto do esperado. Sétimo colocado da Premier League, os Reds foram campeões da competição na última temporada, porém não conseguiram repetir o êxito. Sem Van Dijk, Klopp tem problemas no setor defensivo, mas ainda conta com seu forte trio de ataque e com uma nova peça fundamental: Thiago Alcântara.
Apesar das dificuldades iniciais, o espanhol virou titular com Klopp e tenta repetir o bom desempenho que teve no Bayern de Munique. E dessa vez terá que contar com um sentimento de revanche da final disputada em 17/18. Será um grande teste para o Liverpool, assim como para o Real Madrid tentar se firmar na competição.
Apesar da classificação, a fase de grupos não foi fácil para nenhum dos dois times
O Real Madrid começou a fase de grupos da Liga dos Campeões 20/21 com um ponto em seis disputados. Os merengues só conseguiram vencer na terceira rodada, contra a Inter de Milão, por 3 a 2. Foram duas derrotas para o Shakhtar e uma diferença de apenas dois pontos para o segundo e terceiro colocados, que foi decidida na última partida.
Do outro lado, o Liverpool pegou um grupo que também foi complicado. Ajax e Atalanta quase complicaram a vida dos Reds, que assim como o Real Madrid, conseguiu passar em primeiro. Atalanta levou goleada na primeira partida, mas venceu a segunda. O Ajax fez grandes jogos, mas não conseguiu vencer. Os placares não foram reflexo dos desempenhos em campo.
Já nas oitavas de final, o desempenho foi melhor para ambos. Liverpool passou pelo RB Leipzig com um agregado de 4-0. O Real Madrid venceu por 1 a 0 a ida e a volta por 3 a 1.
As duas equipes se enfrentam pelas quartas de final da Liga dos Campeões na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília). A ida terá mando de campo do Real Madrid.