Ligação do Flamengo e pressão na Turquia: os dias agitados de Jorge Jesus
Fenerbahce, comandado pelo português, perdeu a chance de se aproximar do Galatasaray no Campeonato Turco
- Matéria
- Mais Notícias
Jorge Jesus, atualmente no comando do Fenerbahce, tem vivido semanas agitadas. O comandante português teve momentos de aproximação com o Flamengo, após a demissão de Vitor Pereira pelo clube carioca, e parecia mais perto de um retorno do que nos últimos três anos após sua saída. Porém, não conseguiu convencer a diretoria rubro-negra a esperar o fim da temporada europeia e ainda se complicou na briga pelo título do Campeonato Turco.
Jesus conduziu o Fenerbahce a um novo tropeço na disputa pelo título. Os Canários Amarelos abriram 2 a 0 sobre o Istanbulspor mas cederam o empate no segundo tempo. O brasileiro naturalizado italiano João Pedro recolocou a equipe do português na frente, mas aos 96 minutos, Eze igualou novamente o marcador.
Relacionadas
SITUAÇÃO DA EQUIPE
O Galatasaray, líder do campeonato, havia tropeçado no sábado, empatando em 3 a 3 com o Karagumruk. Como o Fenerbahce também ficou empatou, a vantagem segue sendo de seis pontos entre os dois times. São seis jogos restantes para o Galatasaray e cinco para os Canários até o final, e os critérios de desempate podem ser fundamentais na corrida.
O Dérbi Intercontinental ainda acontecerá nas próximas rodadas, sem data definida. A vantagem pode pular para nove pontos ou cair para três, e uma segunda derrota dos Leões pode levar à liderança do time de Jesus. O saldo de gols deve ser crucial, já que o número de vitórias é igual. No momento, o critério está em oito a mais para o líder.
Vale lembrar que o Hatayspor e o Gaziantep FK, que ainda jogariam contra o Fenerbahce, deixaram a liga após o terremoto que atingiu as áreas onde os times se situam. Os jogos contra estas equipes foram cancelados. O Fenerbahce também está de olho na Copa da Turquia, onde enfrenta o Sivasspor por uma vaga na final.
+ Jogadores do Tottenham reembolsam torcedores após goleada
O FUTURO DE JESUS
O técnico português chegou a manifestar o desejo de retornar ao Flamengo, mas sua exigência não foi atendida. Jesus queria que a diretoria esperasse o fim da temporada para retornar ao futebol brasileiro. Em um áudio vazado, o comandante disse que havia pedido paciência, mas que Marcos Braz e os dirigentes não podiam lhe dar o respaldo devido ao momento ruim pelo qual a equipe carioca atravessa.
Com a contratação de Jorge Sampaoli, as portas rubro-negras estão fechadas para Jesus. Seu contrato com o Fenerbahce se encerra ao fim da temporada. A sequência do trabalho no futebol turco não está certo. Por algumas vezes, o técnico manifestou o desejo de deixar o país, mas não quer passar em branco e almeja a conquista de um dos títulos ainda em disputa.
- Estou aqui de corpo e alma, a focar nos interesses do Fenerbahçe. Tenho contrato. Tenho um carinho especial por esse presidente. Foi ele que me convenceu a vir para a Turquia. Se por qualquer motivo ele sair, não serei mais treinador do Fenerbahçe - afirmou após a vitória sobre o Ankaragucu, no último dia 15.
VAIAS PARA A EQUIPE
A torcida dos Canários não parece se opor tanto a uma saída do treinador. Ao fim do jogo contra o Istanbulspor, os jogadores se reuniram no centro do gramado e ouviram vaias, não muito bem recebidas pelo português.
- Me considero responsável. O treinador é sempre responsável por coisas que não são boas para a equipe. Sofremos muitos gols, principalmente nos jogos em casa. Assim como nós, a nossa torcida não esperava esse resultado. Acho normal que os torcedores reajam. Todos nós ficamos desapontados. O resultado deixou todos nervosos e estamos muito chateados. Todos acreditaram que poderíamos reduzir a diferença para o líder - disse Jesus.
ARÁBIA DE OLHO E SELEÇÃO BRASILEIRA
Após Hervé Renard decidir deixar a seleção da Arábia Saudita para assumir a França feminina, o jornal português "A Bola" afirmou que JJ poderia ser seu substituto. A federação saudita teria interesse no treinador por ter um futuro indefinido na Turquia e também por já ter tido certo sucesso no território árabe. Na temporada 2018/19, Jesus foi treinador do Al-Hilal por 24 partidas, venceu 19 e faturou a Supertaça da Arábia.
A Seleção Brasileira também vê Jesus como uma possibilidade para assumir o elenco principal. Carlo Ancelotti, que era a primeira opção, deve continuar no Real Madrid, o que frustraria os planos da CBF, que corre contra o tempo para anunciar um comandante antes de junho, quando acontecerá a próxima Data Fifa.
O retorno ao Flamengo já não é mais uma opção para o futuro próximo. E Jorge Jesus não pode se dar ao luxo de deixar o Fenerbahce sem marcar seu nome com um troféu para o clube. No próximo sábado (29), a equipe enfrenta o Sivasspor fora de casa, em jogo importante na caça ao Galatasaray. A partida será uma prévia para o jogo de ida da semifinal da Copa da Turquia, quatro dias depois.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias