Relembre momentos, recordes e títulos da carreira de Neymar
O craque brasileiro completa 27 anos, nesta terça-feira, com uma carreira vitoriosa, com títulos da Libertadores e Liga dos Campeões e feitos inéditos com a Seleção Brasileira
Neymar completa 27 anos, nesta terça-feira, com uma carreira repleta de grandes momentos, recordes, títulos e gols. Revelado pelo Santos, o menino saiu da Vila e foi em busca da conquista do mundo. De jogar com a realeza do Barcelona até assumir o posto de rei no PSG, muitos jogos importantes e feitos foram conquistados.
Terceiro maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, Neymar teve seus altos e baixos com a Amarelinha, mas entrou para a história ao conquistar a tão sonhada medalha de Ouro nas Olimpíadas (2016). Libertadores, Recopa, Copa do Brasil, das Confederações, campeonatos nacionais, Mundial e Liga dos Campeões: o que não faltam são títulos para aquele que lida com o desafio do protagonismo em todos os clubes que passa.
MENINO DA VILA
Neymar chegou na base do Santos, em 2003 e se tornou um dos maiores "Meninos da Vila" da história do clube. Sua estreia no profissional foi em 2010 e o craque permaneceu no clube até 2013. Ao todo, são 225 jogos e 133 gols marcados, além dos títulos do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), da Libertadores (2011) e da Copa do Brasil (2010)
CONQUISTA DA AMÉRICA
A última vez que o Santos tinha conquistado a Libertadores tinha sido com Pelé, em 1962. 48 anos depois, Neymar trouxe a América de volta para a Vila Belmiro. O jogador, ao lado de Ganso, foi um dos grandes destaques da competição e, em 13 jogos, marcou seis gols e deu sete assistências. Na final do Mundial, porém, perdeu para o Barcelona de Lionel Messi. Seu futuro clube e companheiro.
TRIO HISTÓRICO NO BARÇA
O Barcelona pagou ao Santos 88,2 milhões de euros (R$ 232 milhões, na cotação da época) por Neymar, em 2013 e o craque pode realizar o seu sonho de vestir a camisa do clube catalão. Em quatro temporadas, o brasileiro seguiu encantando o mundo, agora ao lado de Messi e Suárez, um dos maiores trios da história do futebol. Ao todo, foram 186 jogos, com 105 gols (e muitos golaços) e 76 assistências.
CONQUISTAS CATALÃS
Mesmo tendo Messi como protagonista da equipe, Neymar, em diversos momentos, chamou a responsabilidade para si. O jogador conquistou dois Campeonatos Espanhóis (2014/15 e 2015/16), três Copas da Espanha, uma Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões (2014/15). No principal título conquistado no clube, Neymar terminou a edição como artilheiro (10 gols), além de ter feito o gol do título, sobre a Juventus.
A VIRADA HISTÓRICA
Um dos grandes momentos da carreira de Neymar no Barça, foi a virada espetacular sobre o PSG, na Liga dos Campeões, de 2016/17. O Barcelona perdeu de 4 a 0, no jogo de ida e, no de volta, venceu por 6 a 1, garantindo a classificação. Neymar foi a estrela do jogo: fez dois gols e deu a assistência para o gol decisivo. Mesmo com a atuação estelar, Neymar não se sentia valorizado o suficiente e, na temporada seguinte, o carrasco virou reforço e foi para o PSG.
CONQUISTA DA FRANÇA
No PSG, chegou com status de estrela e, após um início com problemas de relacionamento (principalmente com Cavani), conquistou seu espaço e se transformou no protagonista da equipe. Apesar de ainda não vencer a Liga dos Campeões (principal objetivo) do clube parisiense, Neymar já levantou a taça do Campeonato Francês, da Copa da França e da Copa da Liga Francesa. Os números impressionam: 48 gols e 27 assistências em 53 partidas.
AMARELINHA
A estreia de Neymar na Seleção Brasileira foi no dia 10 de fevereiro de 2010, contra os Estados Unidos, na vitória por 2 a 0 (com gol dele e Pato). De lá pra cá, Neymar assumiu o posto de ídolo e de condutor da Amarelinha. Bateu na trave em duas Copas do Mundo: 2014 e 2018 e conquistou o título da Copa das Confederações (2013) e o Ouro nas Olímpiadas do Rio (2016).
DOURADO
Amargurado após a Copa de 2014, o Rio de Janeiro recebeu sua primeira Olímpiada. Apesar de ser o país do futebol, o Brasil nunca tinha vencido o ouro no futebol. Após início conturbado, a Seleção tomou fôlego e, conduzida por Neymar, conquistou, nos pênaltis (o último, convertido pelo craque), a tão sonhada medalha de ouro. De quebra, ainda venceu o título em cima da Alemanha, histórica algoz em 2014. A partida terminou em 1 a 1 e Neymar fez, de falta, o gol do Brasil.
RECORDES
Nesses anos de carreira, Neymar se tornou no segundo maior artilheiro brasileiro da história da Liga dos Campeões: são 32 gols, oito a menos que Sonny Anderson. É também o terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira: com 60 gols, atrás de Ronaldo (62) e Pelé (77). É o primeiro jogador a marcar tanto em uma final da Libertadores quanto da Liga dos Campeões.