Rodri, da Espanha, pode ser punido por cânticos ofensivos na festa do título da Eurocopa
Volante do Manchester City e o companheiro de time Morata serão investigados
- Matéria
- Mais Notícias
O quarto título da Espanha na Eurocopa, levantado no último domingo, encerrou a competição dentro das quatro linhas, porém, longe dos gramados, há um mar de polêmicas. Durante a festa do título, Rodri, volante do Manchester City e candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo, e Morata, capitão de La Roja, entoaram a frase 'Gibraltar é espanhol'.
Considerado ofensivo, o cântico foi uma provocação à Inglaterra, derrotada na decisão, e se tornou motivo para que a federação de Gibraltar apresentasse uma queixa formal à Uefa. Confira o vídeo:
Seleção da Espanha faz cânticos ofensivos
-A Federação de Gibraltar fará reclamação oficial à UEFA após as celebrações do Euro 2024 da Seleção Masculina Espanhola. A Federação de Futebol de Gibraltar notou a natureza extremamente provocativa e insultuosa das comemorações em torno da vitória da seleção espanhola masculina na Euro 2024 - afirmou o comunicado.
Um inspetor de ética e disciplina nomeado pela Uefa irá analisar o contexto do cântico, para avaliar se houve violação de regulamentos disciplinares. Se condenados, Rodri e Morata, protagonistas do episódio, podem sofrer um gancho.
Gibraltar é um pequeno território pertencente à Grã-Bretanha, mas localizado no Sul da Espanha. O promontório foi cedido dos espanhóis aos ingleses por meio do Tratado de Utrecht, realizado após a Guerra da Sucessão Espanhola, datada de 1702 até 1714, como uma forma de pagamento.
Entretanto, há bastante tempo Gibraltar é disputado pelas nações e, portanto, a situação protagonizada por Rodri e Morata escancara o alcance das disputas geopolíticas no ambiente do futebol.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias