A jornada de Philippe Coutinho no Barcelona pode estar próxima de um fim. O brasileiro é um dos protagonistas da janela de transferências e sua saída do Barça é muito especulada pela imprensa europeia. A temporada 2018/19 ficou marcada para o atleta com críticas de jornais tradicionais e vaias de torcedores.
A instabilidade na equipe rendeu o interesse de outros clubes, que tentaram a contratação do atacante. Arsenal e Tottenham não conseguiram, enquanto Klopp descartou um retorno ao Liverpool. O Bayern quer o empréstimo, mas é o PSG que sai na frente e o jogador pode ser utilizado como moeda de troca por Neymar.
CRÍTICAS E MAIS CRÍTICAS
A última temporada de Philippe Coutinho não foi muito boa. O desgaste com a torcida do Barça, porém, atingiu um ponto crucial na partida contra o Manchester United, na vitória, por 3 a 0, nas quartas de final da Liga dos Campeões. O brasileiro fez um dos gols e, na comemoração, tapou os ouvidos, sinalizando que não "escutava" as críticas. A comemoração foi muito criticada por jornais espanhóis e pela torcida.
TEMPORADA RUIM
Antes da fatídica comemoração, Coutinho já não apresentava um bom futebol que justificasse a sua contratação de 125 milhões de euros (R$ 558 milhões). Em 2018/19, foram 54 partidas, ao todo, com 11 gols e cinco assistências. Desse montante de jogos, o brasileiro foi substituído em 16 e ficou duas partidas no banco. Dembélé, com melhor desempenho, passou a ser uma opção mais viável para a titularidade.
DEFESA DE MESSI
Coutinho passou a ser vaiado pela torcida do Barcelona quando não ia bem. O jogador foi defendido por Messi, após o triunfo, por 3 a 0, sobre o Liverpool, nas semis da Champions, que contou uma atuação de gala do argentino. O atacante disse que era a hora de apoiar e não criticar. A defesa de Messi serviu para atenuar algumas críticas.
INTERESSE INGLÊS
A temporada, porém, não terminou bem. Coutinho seguiu criticado e sua permanência foi colocada em cheque. Com o mercado à todo vapor, os primeiros interessados em sua contratação foram os clubes ingleses. Tottenham e Arsenal queriam o empréstimo do atleta, mas não conseguiram chegar a um acordo. O Liverpool quis o retorno, mas o treinador Jurgen Klopp descartou a possibilidade, por conta de questões financeiras, não técnicas.
MOEDA DE TROCA
A imprensa espanhola, principalmente a catalã, começou a especular a saída de Coutinho para o PSG. Segundo jornais locais, o atacante passou a ser encarado como moeda de troca por Neymar. As negociações pelo atacante do PSG seguem sem definições, mas Coutinho ainda é colocado na mira do clube parisiense.
BAYERN NA JOGADA
O Bayern de Munique também entrou na jogada e quer o empréstimo do jogador, por duas temporadas, com a opção de compra no fim do vínculo. A proposta não agradou Coutinho, que prefere um contrato mais estável. A possibilidade de jogar ao lado dos companheiros de Seleção Brasileira, Thiago Silva e Marquinhos, no PSG, é vista como mais viável pelo atleta. Nesta quinta-feira, a imprensa europeia publicou que o agente do atleta, Giuliano Bertolucci, viajou para Barcelona para resolver a situação do atleta.