menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Série Libertadores-2016: conheça como é o retrospecto do Melgar, adversário do Atlético no Grupo 5

O campeão peruano só disputou duas vezes a competição, nos anos 80, e jamais passou da fase de grupos

Melgar, do Peru
imagem cameraMelgar terá o Atlético-MG como um dos adversários na Libertadores (Foto: CRIS BOURONCLE / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/12/2015
16:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

Clube da cidade de Arequipa (1.020km de Lima) o Melgar entra na Libertadores-2016 como o campeão peruano, feito que obteve apenas pela segunda vez na sua história (o outro foi em 1981). Esta será a sua terceira presença no torneio, sendo que nas duas primeiras (1982 e 1984) não passou da fase de grupos. E há uma curiosidade. Tanto nas duas participações anteriores, quanto nesta agora de 2016 - quando terá pela frente o Atlético Mineiro, o Colo Colo e o vencedor do confronto Del Valle (EQU) x Guaraní (PAR) o Melgar sempre caiu no Grupo 5.

A primeira, em 1982, foi positiva. O Rubro-Negro ficou no grupo dos paraguaios Olimpia e Sol de América e do peruano Deportivo Municipal. O time venceu tanto em casa quanto fora o Sol de América e Deportivo, mas não conseguiu segurar o grande favorito do grupo. Perdeu em casa e fora para o Olimpia. Acabou em segundo lugar com oito pontos (a vitória valia dois pontos) , contra dez do rival, que só confirmou a vaga com um 4 a 0 sobre o Melgar na última rodada. Naquela época, apenas o primeiro colocado de cada grupo avançava. Naquele ano o Olimpia terminou em quarto (atrás do campeão Penãnol, do vice Cobreloa e do terceiro colocado Flamengo)

Já em 1984 a campanha do Melgar foi pífia. Mais uma vez no Grupo 5, ao lado do peruano Sporting Cristal e dos venezuelanos Universidad de Los Andes e Portuguesa. Venceu o Cristal em casa e perdeu todos os outros cinco jogos, teminando em último lugar com dois pontos. O Los Andes terminou em primeiro. Naquela Libertadores, o Independiente foi o campeão, com o Grêmio em segundo e o Flamengo em terceiro.

Para esta edição, a diretoria espera, mais do que buscar reforços, manter seus principais astros. Uma boa notícia foi que o atacante colombiano Jhonnier Montaño já acertou a permanência. Ele foi um dos herois da conquista do Peruano, obtida com uma vitória por 3 a 2 sobre o Sporting Cristal, no jogo de volta, com o gol decisivo no último minuto. Uma curiosidade: o título nacional obtido em 1981, até então o único do Melgar, também foi em cima do Cristal.

continua após a publicidade


Outros torneios

O Melgar também já marcou presença em outros torneios internacionais. Na Conmebol 1998 passou pelos compatriotas do Universitario, mas caiu para a LDU (EQU). Na Copa Sul-Americana foram duas participações, sempre enfrentando colombianos. Em 2013, foi eliminado pelo Deportivo Pasto e em 2015 o algoz foi o Júnior de Barranquilla. Em ambos os casos, o Melgar venceu em casa e perdeu fora.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias