Tata Martino se torna o primeiro técnico latino a vencer a MLS
A conquista do Atlanta United, neste sábado, coloca o argentino na história da competição. Giovanni Savarese, o técnico vice, também é latino, assim como o MVP
O Atlanta United bateu o Portland Timbers na final da Liga Americana de Futebol (MLS), neste sábado, por 2 a 0, mas a história também foi feita no banco de reservas. A vitória do Atlanta consagrou Tata Martino como o primeiro treinador latino-americano a ser campeão da competição.
A influência latina já é vista entre os jogadores dos clubes americanos e é um reflexo da sociedade americana, que tem a influência de imigrantes. Muitos técnicos já conquistaram a MLS, como Bruce Arena, Dominic Kinnear, Sigi Schmid e Frank Yallop, mas um latino nunca tinha conseguido.
Cotado para deixar o clube e assumir a seleção mexicana, Tata Martino fez história. O rival Portland Timbers também faria se tivesse conquistado o título. Isso porque o treinador do vice-campeão também é latino: o venezuelano Giovanni Savarese.
O Atlanta foi campeão da Conferência Leste, ao vencer o New York City na final e dispensar o New York Red Bulls nas semis. Os gols do triunfo que levou ao título foram marcados por Josef Martínez e Franco Escobar. Martínez, que é venezuelano, foi eleito o MVP (o melhor jogador do campeonato).