Torcedores do Atlético de Madrid que incitaram racismo contra Vini Jr são presos
Brasileiro tem sido alvo constante de aficionados colchoneros nos últimos anos
- Matéria
- Mais Notícias
De acordo com o jornal espanhol "As", quatro torcedores do Atlético de Madrid foram presos pela Polícia Nacional da Espanha por incitar ódio e racismo contra Vini Jr. O brasileiro do Real Madrid foi alvo de uma campanha nas redes sociais antes de clássico entre os rivais da capital local, por La Liga.
Relacionadas
➡️ Comentarista critica atitude de Vini Jr após gol pelo Real Madrid: ‘Não gosto’
Os integrantes do quarteto que foi responsabilizado pelo movimento têm entre 24 e 26 anos. Nos dias que antecederam o dérbi, foi levantado o incentivo para que uma parte dos aficionados colchoneros comparecesse ao Cívitas Metropolitano com máscaras, a fim de ter liberdade para proferir ofensas racistas ao camisa 7 merengue sem possibilitar identificação de câmeras.
A campanha, porém, não teve sucesso. Houve uma grande manifestação nas redes, o que impediu o avanço da ideia. No empate em 1 a 1 entre Atleti e Real, colchoneros chegaram a jogar objetos em direção ao campo enquanto perdiam pelo placar mínimo; a situação gerou uma multa avaliada em quase R$20 mil ao clube.
Esta não é a primeira vez que Vini Jr é alvo de racismo no futebol espanhol. Em junho deste ano, a direção do Campeonato Espanhol divulgou uma lista com 21 casos. O mais polêmico aconteceu em maio de 2023, em visita ao Valencia no Mestalla: o jogo chegou a ser paralisado, e três torcedores identificados foram condenados a oito meses de prisão pouco mais de um ano após o incidente. Dois dias depois, foi costurado um acordo para evitar a sentença, levando a um pedido de desculpas e a punições como participação em programas antirracistas.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias