menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Uefa aprova novo modelo de Fair Play Financeiro para junho

Clubes terão que seguir as novas regras a partir de junho, com adaptação de três anos, para sustentabilidade financeira<br>

Aleksander Ceferin - presidente da Uefa
imagem cameraAleksander Ceferin, presidente da Uefa (Foto: Andreas Solaro / AFP)
Avatar
Lance!
Nyon (SUI)
Dia 07/04/2022
12:19
Atualizado em 07/04/2022
12:52

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Comitê Executivo da Uefa anunciou nesta quinta-feira a aprovação dos novos regulamentos financeiros, que passaram a ser chamados de ‘plano de sustentabilidade’. As mudanças passam a valer a partir de junho de 2022, com uma adaptação de três anos. A medida acontece devido a pandemia do Covid-19, que alertou a necessidade de uma reforma nas regras.

continua após a publicidade

> Guardiola é o sonho da CBF para substituir Tite na Seleção Brasileira, diz jornal espanhol

As novas condições de rendimentos do futebol são uma evolução dos requisitos de equilíbrio já existentes e trarão maior estabilidade às finanças dos clubes. Com o novo modelo do ‘Fair Play Financeiro’, os times europeus poderão desembolsar até 90% das receitas no primeiro ano, 80% no segundo e 70% no terceiro em diante.

- A Uefa trabalhou em conjunto com as suas partes interessadas em todo o futebol europeu para desenvolver estas novas medidas para ajudar os clubes a enfrentar estes novos desafios. Estes regulamentos irão nos ajudar a proteger o jogo e a prepará-lo para quaisquer potenciais choques futuros, ao mesmo tempo que incentiva investimentos racionais e constrói um futuro sustentável para o jogo - revelou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.

Outra mudança é que o patrimônio líquido de cada clube deve ser positivo ao final do ano ou ter evoluído 10% em relação ao ano anterior. Em caso de infrações, penalidades financeiras e punições esportivas podem ser aplicadas aos clubes. Por outro lado, o desvio aceitável de déficit aumentou de 30 milhões de euros em três anos para 60 milhões de euros em três anos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias