Veja o que os clubes da LaLiga estão fazendo sem futebol na quarentena

Ações nas redes sociais visam informar a população e entreter os torcedores; equipes como Barcelona, Alavés e Celta entram no eSports, enquanto futebol segue parado no país

Escrito por

Com o Campeonato Espanhol parado pela pandemia de coronavírus, e a quarentena decretada em todo o território espanhol, os clubes ainda não fecharam suas portas completamente. Embora atualmente não exista nenhuma competição em atividade, os clubes estão ativos, principalmente para atuar como modelos e porta-vozes de um comportamento responsável neste momento difícil pelo qual o país está passando. No entanto, a atividade das equipes não se resume a isso.

CD Leganés abre sua sessão de treinamento para o público em casa: Com os centros de treinamento fechados em praticamente toda a Espanha, os órgãos técnicos dos clubes da LaLiga forneceram aos jogadores sessões de treinamento para realizar em suas respectivas casas. O Leganés, além disso, colocou seu treinador físico para orientar essas sessões online e as abriu ao público em geral.

Athletic Bilbao projeta mensagens de incentivo e agradecimento em seu estádio: Com estádios modernos, os clubes da LaLiga realizaram algumas ações durante a quarentena. O Athletic Bilbao, por exemplo, aproveitou o teto do San Mamés para projetar mensagens de encorajamento para a população, e agradecimentos aos grupos mais envolvidos na superação dessa pandemia, como as unidades de saúde. O estádio Butarque, do Leganés, também será iluminado para homenagear aqueles que morreram por coronavírus.

Getafe CF narra um gol com todos os locutores da LaLiga: Uma das campanhas de conscientização mais originais da Espanha foi realizada pelo Getafe, que reuniu (à distância) todos os locutores da LaLiga para narrar um gol, como costumavam fazer em seus respectivos estádios. Assim, eles enviam uma dose de encorajamento até que possam voltar a ser ouvidos nas "fábricas de sonhos" do Campeonato Espanhol.

CD Leganés 'jogou' sua partida contra o Real Valladolid nas Redes Sociais: Neste fim de semana, deveria ter sido disputada uma partida entre Leganés e Real Valladolid. Mas, assim como o resto da competição, ela acabou sendo adiada. Mesmo assim, os clubes decidiram disputá-la, mas nas redes sociais do clube Pepinero, simulando como poderia ter sido o embate, narrando em "tempo real", minuto a minuto. E, logicamente, os donos da casa foram os vencedores.

Cádiz CF disponibiliza seus canais oficiais às autoridades e incentiva outros clubes: O Cádiz decidiu disponibilizar suas redes sociais às autoridades para ampliar o alcance das mensagens institucionais à sociedade - aproveitando o grande número de seguidores e também o bom engajamento que possui. Além disso, acabou incentivando o resto dos clubes profissionais e não profissionais da Espanha, que logo fizeram o mesmo.

Jogadores do Mallorca colaboram com tutoriais de bom comportamento: Se existem clubes que disponibilizaram suas redes às autoridades, no Mallorca, foi Takefusa Kubo quem incentivou a gravação de um tutorial para conscientizar seus seguidores sobre como lavar adequadamente as mãos para impedir a propagação do coronavírus. Mesmo em japonês, é de fácil entendimento.

Futebol online preenche lacuna: Sem a possibilidade de treinar ou jogar pessoalmente, o eSports está preenchendo a lacuna que o futebol teve de deixar. Muitos clubes estão, agora, promovendo suas próprias equipes de eSports: como Barcelona, Alavés e o Celta.

Hobbies e entretenimento para todos os gostos: Com o objetivo de tornar a quarentena mais agradável, muitos clubes aproveitaram suas redes sociais para entreter a população. O Eibar, por exemplo, publicou hieróglifos. O Leganés, por sua vez, exercícios de matemática, linguagem e história. O Cádiz fez um concurso de piadas. E clubes como Alavés, Betis e Osasuna, publicam constantemente listas com as séries, filmes, livros ou videogames favoritos de seus próprios jogadores.

Siga o Lance! no Google News