menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Uefa confirma adiamento da Eurocopa para o próximo ano

Maior campeonato de seleções do Velho Continente será disputado entre 11 de junho e 11 de julho de 2021. Com isso, abre-se espaço no calendário para terminar torneios nacionais

Sede da Uefa
imagem cameraUefa optou pelo adiamento da Eurocopa para 2021 (Divulgação)
Avatar
Lance!
Nyon (SUI)
Dia 17/03/2020
09:45
Atualizado em 17/03/2020
11:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Uefa, em reunião com as 55 federações, chegou a uma conclusão e decidiu adiar a Eurocopa para 2021. Alguns jornais como a Rádio “Cope”, da Espanha, já haviam informado a decisão para a disputa ser entre 11 de junho e 11 de julho, que tinha como objetivo tentar salvar a temporada dos clubes, abrindo espaço no calendário para que os campeonatos nacionais possam ser estendidos. 

A Uefa, em seu perfil oficial do Twitter, confirmou que a Eurocopa será disputada em 2021. A maior entidade da Europa também se posicionou em nota no seu site. Confira a seguir:

A UEFA anunciou hoje o adiamento da sua principal competição de seleções, o UEFA EURO 2020, que será disputada em junho e julho deste ano. A saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, além de evitar pressionar desnecessariamente os serviços públicos nacionais envolvidos na realização de partidas. A mudança ajudará a concluir todas as competições domésticas, atualmente em espera devido à emergência do COVID-19.

Todas as competições e jogos da UEFA (incluindo amistosos) de clubes e seleções nacionais, masculinas e femininas, foram suspensas até novo aviso. Os jogos do "play-off" do UEFA EURO 2020 e os amistosos internacionais, agendados para o final de março, serão disputados na janela internacional do início de junho, sujeitos a uma revisão da situação.

Foi criado um grupo de trabalho com a participação de ligas e representantes de clubes para examinar soluções de calendário que permitiriam a conclusão da temporada atual e qualquer outra conseqüência das decisões tomadas hoje.

As decisões, tomadas pelo Comité Executivo da UEFA, seguiram-se a reuniões de videoconferência realizadas hoje com os Presidentes e Secretários Gerais das 55 associações nacionais, bem como com representantes da Associação Europeia de Clubes, Ligas Europeias e FIFPro Europe, convocados pelo Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, para encontre um plano coerente para romper o impasse de dispositivos elétricos devido à disseminação do vírus pelo continente.

Anunciando as decisões, Aleksander Čeferin disse:

“Estamos à frente de um esporte que um grande número de pessoas vive e respira, que foi abatido por esse oponente invisível e veloz. É nesses momentos que a comunidade do futebol precisa mostrar responsabilidade, unidade, solidariedade e altruísmo.

“A saúde dos adeptos, funcionários e jogadores tem de ser a nossa prioridade número um e, nesse espírito, a UEFA apresentou uma gama de opções para que as competições possam terminar esta temporada com segurança e estou orgulhoso da resposta dos meus colegas no futebol europeu. Havia um verdadeiro espírito de cooperação, com todos reconhecendo que tinham que sacrificar algo para alcançar o melhor resultado.

“Era importante que, como órgão do futebol europeu, a UEFA liderasse o processo e fizesse o maior sacrifício. A mudança do EURO 2020 tem um custo enorme para a UEFA, mas faremos o nosso melhor para garantir que o financiamento vital para o futebol de base, o futebol feminino e o desenvolvimento do jogo em nossos 55 países não seja afetado. A finalidade do lucro tem sido nosso princípio norteador na tomada dessa decisão para o bem do futebol europeu como um todo.

“O futebol é uma força edificante e poderosa na sociedade. O pensamento de celebrar um festival pan-europeu de futebol em estádios vazios, com zonas de fãs desertas enquanto o continente fica em casa isolado, é um momento sem alegria e que não poderíamos aceitar para comemorar o 60º aniversário da competição.

“Gostaria de agradecer à Associação Europeia de Clubes, às Ligas Europeias e à FIFPro Europe por seu excelente trabalho hoje e por sua cooperação. Gostaria também de agradecer de coração as 55 associações nacionais, seus presidentes e secretários-gerais e meus colegas do Comitê Executivo por seu apoio e decisões sábias. Os detalhes serão elaborados nas próximas semanas, mas os princípios básicos foram acordados e esse é um grande passo adiante. Todos nós mostramos que somos líderes responsáveis. Demonstramos solidariedade e unidade. Objetivo acima do lucro. Conseguimos isso hoje.

“Gostaria também de agradecer a Alejandro Dominguez e a CONMEBOL, que concordaram em mudar a Copa América da CONMEBOL para 2020, a fim de seguir as recomendações emitidas pelas organizações internacionais de saúde pública para adotar medidas extremas e como resultado do adiamento do EURO 2020. Isso significa que clubes e ligas da Europa terão o menor número possível de perturbações na disponibilidade de seus jogadores. Esses esforços conjuntos e especialmente essa decisão coordenada e responsável são profundamente apreciados por toda a comunidade européia de futebol.

“Gostaria de agradecer à FIFA e a seu presidente, Gianni Infantino, que indicou que fará o que for necessário para fazer esse novo calendário funcionar. Diante desta crise, o futebol mostrou seu melhor lado com abertura, solidariedade e tolerância. ”

O UEFA EURO 2020 estava programado para ocorrer em 12 cidades da Europa, de 12 de junho a 12 de julho de 2020. As novas datas propostas são de 11 de junho a 11 de julho de 2021. A UEFA gostaria de tranquilizar os compradores de ingressos e clientes de hospitalidade de que, se não puderem comparecer, torneio em 2021, o valor nominal de seus ingressos e pacotes será reembolsado integralmente. No próximo mês, mais informações sobre o processo de reembolso serão comunicadas aos compradores existentes por e-mail e em euro2020.com/tickets.

As decisões sobre datas para outras competições da UEFA, seja clube ou equipe nacional de homens ou mulheres, serão tomadas e anunciadas oportunamente.


A Eurocopa deste ano seria em um formato especial em comemoração aos 60 anos do torneio. A competição seria realizada em diversos países, mas, devido aos problemas relacionados ao coronavírus, que atinge todo o Velho Continente, principalmente Itália e Espanha, regiões sedes, o adiamento foi a melhor solução encontrada.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias