Vini Jr x Haaland: semifinais da Champions marcam primeiro duelo entre novos astros do futebol mundial
Real e City iniciam duelo por uma vaga na final nesta terça-feira
- Matéria
- Mais Notícias
O confronto entre Real Madrid e Manchester City, nesta terça-feira, será válido pela ida das semifinais da Champions League e marcará duelos diretos muito interessantes. Além do tamanho do jogo, de duas equipes que sempre figuram nas fases finais da competição, confrontos individuais chamam a atenção no embate. Guardiola e Ancelotti fazem um duelo de ideias à beira do gramado; Modric e De Bruyne disputarão o comando do meio do campo. Mas, em especial, dois jovens astros do futebol mundial se enfrentam pela primeira vez: Vinicius Jr e Haaland.
Relacionadas
O brasileiro e o norueguês já não podem mais ser chamados de "craques do futuro". Os dois são os principais jogadores de suas equipes na atual temporada e exerceram uma influência muito grande nas últimas fases da competição, tornando-se o presente mais confiável possível para Ancelotti e Guardiola e pilares para a semifinal desta terça-feira.
O brasileiro tem sido um dos principais destaques dos merengues na atual temporada. Se, em 2021-22, ele fez o papel de coadjuvante para o brilho do francês Karim Benzema, eleito Bola de Ouro, em 2022-23 Vini lidou com as lesões e a queda de rendimento do companheiro de ataque com maestria, assumindo a responsabilidade. O atacante participou de gols nos últimos 12 jogos que esteve em campo; no geral, são 22 gols e 21 assistências em 50 jogos na temporada - é o atleta que mais participou de gols pelos merengues. As grandes atuações já renderam o troféu da Copa do Rei, conquistado no sábado contra o Osasuna. O bicampeonato da Champions (Vini marcou o gol do título na última temporada) pode coroar Vinicius.
+ Astro brasileiro do Real Madrid tem casa assaltada na Espanha
Na Champions, o desempenho de Vinícius tem sido especial. São seis gols e cinco assistências nas dez partidas que atuou. Somente no empate contra o Shakhtar Donetsk, fora de casa, o camisa 20 merengue não marcou ou deu passe. Na coletiva pré-jogo, Carlo Ancelotti falou sobre a evolução de Vini e dos outros jovens do elenco.
- Os minutos que estão tendo os ajudam a ter confiança em si mesmos. Tenho que dizer que estão aproveitando as oportunidades e fazendo tudo muito bem. A progressão que estão tendo não auxilia somente os dois, mas o clube, o elenco e o futuro da instituição. A evolução que Vinícius teve ao longo dos anos, que Rodrygo, Camavinga e Valverde estão tendo nos faz a ter ilusões para o futuro. E o futuro também inclui o jogo de amanhã - disse o italiano.
Se Vini tem feito a diferença para o Real, um cometa tem sobrevoado os céus da Inglaterra. Erling Haaland chegou para mudar o patamar do Manchester City de Guardiola, que sofreu por anos com a falta de um centroavante decisivo. O efeito é imediato: na Champions, o norueguês tem 12 gols e uma assistência em oito jogos. Somando todas as competições, são 51 gols e oito assistências em 46 jogos, uma média de participação de 1,28 participações em gols por partida.
+ Ancelotti fala sobre cuidados com Haaland e o Manchester City em coletiva
E nem só de gols vive o atacante. Haaland tem quebrado recordes atrás de recordes. Mesmo sem terminar a temporada, já tirou Andy Cole e Alan Shearer do posto de maiores artilheiros em uma temporada na Premier League, disputando jogos a menos. É o jogador mais rápido a atingir a marca de 20 gols na Premier League (em 14 jogos) e, depois, 30 gols (em 27 partidas). Os 51 gols também configuraram a temporada com mais tentos anotados por um jogador na história do City. Existe a possibilidade de superar as marcas de Van Nisterooy com mais gols por um time inglês na Champions (já igualou com 12), Cristiano Ronaldo e Benzema com mais gols no mata-mata da Champions (tem sete contra 10 dos recordistas) e outro do português, com 17 em uma edição de Champions (o norueguês tem 12).
CORRIDA PELO OURO
A disputa entre Vinícius Jr e Haaland pode ser definidora em uma possível - e provável - corrida pela Bola de Ouro deste ano. Com Mbappé precocemente eliminado na competição europeia e Messi despontando como um dos favoritos, a Champions pode pesar para um dos dois jogadores. Coroar uma temporada brilhante com a Orelhuda nos braços pode ser o cenário perfeito para um dos craques da geração se consagrar ainda aos 22 anos. Nas últimas oito premiações, em seis o vencedor da Bola de Ouro também venceu a Champions. Somente o próprio Messi, em 2019 e 2021, ganhou o prêmio sem levar o continental.
+ Veja onde assistir e escalações de Real x City
Real Madrid e Manchester City se enfrentam às 16h (horário de Brasília) desta terça-feira, no Santiago Bernabéu, pelo jogo de ida. No próximo dia 17, o Etihad Stadium recebe o embate decisivo entre os madridistas e os citizens.
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias