Você conhece a história de como Vinicius chegou ao Real Madrid?
- Matéria
- Mais Notícias
Com talento, esforço e dedicação, tudo é possível na vida. Mas nada se consegue se você só fica esperando. Por exemplo, uma história como a do Vinicius, que agora mora na Espanha, requer a intervenção de uma escola de espanhol em Madrid, para poder dominar perfeitamente a língua do país onde se está morando.
Na hora de ter que decidir morar na Espanha por conta de um contrato com o Real Madrid, Vinicius decidiu levar com ele alguns parentes e amigos, para não se sentir sozinho. Imagina só se você tiver que morar por um tempo na Espanha, sem dominar a língua... Recorrer a uma escola de espanhol em Madrid será a sua solução para poder ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho.
Quando o Vinícius morava no Rio de Janeiro, em um quarto pequeno com outros familiares, não imaginava que um dia ia ser jogador do Flamengo, muito menos que um dia um clube da Espanha o contrataria por pouco mais de 50 milhões de dólares. Obviamente, estudar espanhol em Madrid não era o que ele imaginava! Naquela época, ano 2017, Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior –seu nome de batismo- tinha apenas 16 anos e, da noite para o dia, se transformou na exportação adolescente mais cara da história do futebol brasileiro.
Manter o círculo dos seres queridos para se sentir em casa Embora tenha se transformado em um piscar de olhos em um jovem milionário, Vinicius precisou, e ainda precisa, de ter às pessoas que ele ama por perto. Por esse motivo levou consigo para Madrid os amigos Menezes e Menegate, a tia que lhe cozinha, segundo ele, a melhor feijoada do mundo, e outros familiares. Todos eles moram na bela casa de dois andares em La Moraleja, um lugar onde moram os poderosos da capital espanhola. Nesse lar, os ambientes transmitem um ar adolescente: videogames, televisão enorme, scooters elétricos, mesa de pingue-pongue e mesa de sinuca. Tudo para que o jogador possa se divertir com seus amigos, depois de um dia de treinos fortes e intensos.
Por ser, hoje em dia, uma figura famosa, a grande estrela do Real Madrid, ele não sai muito em público e os amigos, quando ele está em casa, tampouco vão a festas, por exemplo, por não achar justo que ele fique sozinho em casa. Eles sabem que estão lá para que o amigo famoso possa trabalhar feliz e ter sucesso! Realmente não deve ser fácil ser um adolescente talentoso com a bola e se transformar rapidamente em uma grande promessa do futebol mundial. Se adaptar a uma nova vida, um salário multimilionário e a expectativa que desperta por ser um dos jovens mais valiosos do mundo.
Uma grande e arriscada aposta do Real Madrid
O que aconteceu com o Vinícius não é simplesmente a história do garoto carente que mudou de vida da noite para o dia. É também a história do Real Madrid, o clube que não duvidou em arriscar em uma contratação milionária, visando a ter em campo um jogador que pode vir a ser o maior jogador do mundo. Com certeza, as mudanças foram difíceis. Afinal de contas, era abandonar um tipo de vida conhecida, jogando no Flamengo, perto da família e dos amigos, para atravessar o oceano e chegar a Madrid, capital da Espanha: outra língua, outra realidade econômica, pessoas desconhecidas... Se é difícil para um adulto se adaptar a essas mudanças, quanto mais para um adolescente!
No entanto, tanto o clube Real Madrid quanto o próprio jogador, colocaram o foco em um único ponto: que o Vinicius possa curtir estar em campo, porque desse jeito, os resultados serão sempre muito positivos para todos.
Como era a vida do Vinicius no Brasil?
São Gonçalo, aproximadamente 330 mil habitantes. Lá nasceu e morava o garoto Vinicius, enquanto o pai dele trabalhava para uma empresa de TV e internet, instalando cabos e fios para conseguir manter à família. Nem sempre isso era possível...
Sendo ainda uma criança de apenas 6 anos de idade, Vinicius foi inscrito em uma escolinha de futebol, onde Carlos Eduardo Abrantes, o Cacau, era o diretor. Essa escola era filiada ao Clube de Regatas Flamengo. O garotinho tinha muito talento com a bola e a família notou essa habilidade bem cedo. As dificuldades eram muitas, às vezes os pais não tinham o que dar de comer ao menino e muitas outras vezes eles não conseguiam pagar a mensalidade da escolinha. No entanto, o Cacau também percebeu o talento do pequeno e não se incomodava em dar de comer ao Vinicius ou treiná-lo, mesmo não tendo recebido o pagamento da mensalidade.
Aos 14 anos de idade, o Vinicius já demonstrava que era puro talento com a bola. Tinha se transformado em um dos melhores jogadores da cidade do Rio de Janeiro e rapidamente virou estrela nas seleções juvenis do Brasil. Diante desse quadro indiscutível de habilidade, uma das agências de futebol do Brasil, a TFM, assumiu o comando da carreira do garoto. Imediatamente, a agencia ajudou a conseguir e pagar o aluguel de um apartamento pero do centro de treinamento do Flamengo para o Vinicius e toda a família dele. A TFM pagou também duas visitas para um acampamento nos Estados Unidos, onde reclutam a muitos jogadores. Na hora de querer assumir os custos do terceiro acampamento, não houve essa necessidade, pois o Flamengo acabou colocando ao Vinicius do juvenil ao time principal.
No ano de 2017, Vinicius acabou sendo o melhor jogador e máximo goleador do Flamengo, e isso acabou provocando uma das batalhas mais acirradas na história das contratações futebolísticas: o Real Madrid e o Barcelona brigaram para ter o Vinicius nos seus times, mas foi o Real Madrid quem acabou ganhando e, com eles, o Vinicius que é, hoje, a grande promessa que está virando realidade!
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias