Clubes esquentam duelos regionais por posições em ranking de sócios
Disputas extracampo por associados, como no caso de Avaí e Santo André, geram mobilizações entre torcedores e aumento de adesões
Grande fonte de receita para as agremiações, o programa de sócio-torcedor também gera disputas saudáveis por colocações no Torcedômetro, ranking nacional de associados, e por quantidade de novos adeptos. E nesta temporada, algumas agremiações fazem duelos regionais no campo dos afiliados.
Avaí e Santo André, respectivamente das regiões sul e sudeste, estão separados por apenas 219 adeptos. De acordo com o Movimento por um Futebol Melhor, o clube catarinense possui 8.595 sócios-torcedores e aparece na 22ª colocação do ranking geral. Já a agremiação paulista tem 8.376 afiliados e figura uma posição atrás.
Entre nordeste e sul, a disputa acirrada fica por conta de América-RN e Londrina. Os times estão distantes por 14 associados apenas. O Mecão tem 3.682 membros e está em 31º lugar. Logo atrás, o Tubarão possui 3.668 afiliados.
Já ABC e Portuguesa, tradicionais clubes nas regiões nordeste e sudeste, respectivamente, também integram a lista. O Alvinegro tem 3.382 sócios-torcedores e figura na 34ª colocação do Torcedômetro, ao passo que a Lusa possui 3.477 adeptos e está uma posição acima.
Para atrair e fidelizar a torcida, os clubes investem em ações especiais e oferecem diversos descontos em produtos e serviços de grandes empresas, como Ambev (Brahma), Unilever, Sky, Pepsico, Premiere, Centauro.com.br, Easy Taxi, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic, empresas parceiras do Movimento por um Futebol Melhor.