Ao longo de sua história, o futebol paulista ficou caracterizado por ter clubes muito fortes no interior do estado. E dois deles, o XV de Piracicaba e o Botafogo de Ribeirão Preto, têm mostrado importante avanço fora dos campos. Neste ano, a dupla, somada, superou a marca de mil novos sócios-torcedores inscritos em seus respectivos programas, sendo 777 por parte da equipe alvinegra e 594 do time tricolor.
Entre os 70 clubes que fazem parte do Movimento Por um Futebol Melhor, o XV de Piracicaba é o 18º com maior crescimento de associados neste ano. Já o Botafogo-SP, campeão do Campeonato Brasileiro da Série D na última temporada, é o 20º colocado. O São Paulo, com cerca de 25 mil cadastrados, é o recordista de 2016.
No ranking geral, o Botafogo de Ribeirão Preto é o 41º colocado, com 1.919 inscritos em seu projeto, seguido pelo XV de Piracicaba, na 42ª posição, com 1.718. Corinthians (129.106), Palmeiras (126.675) e Internacional (112.756) são os primeiros colocados do ranking.
Além de ajudarem os clubes financeiramente, os sócios-torcedores dos clubes que fazem parte do Movimento Por um Futebol Melhor aproveitam descontos e benefícios em produtos Ambev (Brahma), Unilever, Sky, Pepsico, Premiere, Centauro.com.br, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic. Ao todo, mais de R$ 60 milhões em descontos já foram distribuídos aos mais de 1,1 milhão de associados do Movimento.