Botafogo e Fortaleza brigam pelo Brasileirão; relembre reviravoltas históricas
Faltam apenas 13 jogos para o fim do Campeonato Brasileiro de 2024
- Matéria
- Mais Notícias
O Campeonato Brasileiro de 2024 está na 25ª rodada e alguns clubes já estão sendo citados como possíveis campeões. A briga pelo título continua mais viva que nunca, e está bem equilibrada. A diferença entre os clubes do G4 é de apenas seis pontos, assim, a liderança é disputada rodada a rodada e pode mudar a qualquer momento. Relembre as maiores reviravoltas da história do campeonato!
Relacionadas
➡️Quais os planos do Botafogo para a Data Fifa?
Na temporada atual, cinco times diferentes assumiram a liderança em algum momento: Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fortaleza e, por fim e até o momento, o Botafogo.
Apesar do Furacão e o Massa Bruta terem caído bastante na tabela, os últimos três permanecem no G4 e apresentam grandes chances de conquistar o título da competição. Além do Palmeiras, que ficou no terceiro lugar após a vitória contra o Athletico Paranaense.
O Flamengo, que esteve na liderança por 10 rodadas, vem de resultados ruins e difíceis, já que nos últimos cinco jogos na competição foram três derrotas, um empate, e apenas uma vitória. O Botafogo, atual líder do Brasileirão, vem de três vitórias (duas goleadas), um empate e uma derrota.
➡️Zubeldía, técnico do São Paulo, é julgado pelo STJD por expulsão em julho
➡️Botafogo negocia a contratação de volante do Grêmio
Na 24ª rodada, o Fortaleza conseguiu feitos inéditos para o clube: a possibilidade de brigar pelo título e a liderança no segundo turno da Série A. Embora tenha perdido a primeira posição para o Botafogo neste domingo (1), o Leão tem ótimo desempenho no Brasileirão e é o líder do segundo turno.
Outros clubes, como o Cruzeiro, São Paulo e Bahia, também surpreenderam nas últimas rodadas e, mesmo ainda considerados "longe" da primeira colocação, podem surpreender na temporada.
Grêmio - 2008
Líder durante 17 rodadas, o Grêmio viu as chances de título do Campeonato Brasileiro de 2008 acabarem com o baixo rendimento no final da temporada. O Imortal chegou a abrir vantagem sobre o Cruzeiro e São Paulo, que estavam em segundo e terceiro respectivamente, mas não conseguiu manter a posição faltando 13 rodadas para acabar. Embora tenha recuperado a liderança depois, quem saiu vitorioso foi o São Paulo, que já havia conquistado o título em 2006 e 2007.
➡️São Paulo precisa se recuperar de tropeços para sequência de três jogos fora de casa
Palmeiras - 2009
O Palmeiras, assim como o Grêmio de 2008, chegou a liderar o Campeonato Brasileiro de 2009 por 17 rodadas, mas não sustentou até o final. Na época, o Verdão abriu 10 pontos de vantagem para o Flamengo, que estava na sexta posição. Após um final de torneio ruim, com derrotas para clubes que acabaram caindo pra Série B do ano seguinte, o clube paulista viu a liderança ser tomada pelo São Paulo, e, já no final do campeonato, garantida pelo Rubro-Negro. Assim, o campeão do Brasileirão de 2009 foi o Flamengo e o Palmeiras acabou na quinta posição, fora até da classificação para a Libertadores.
Atlético Mineiro - 2012
Após início forte, ao acumular 42 pontos no primeiro turno, o Atlético-MG liderou o Campeonato Brasileiro de 2012 da sétima a 21ª rodada, mas logo viu o topo da tabela se distanciar. O Fluminense surpreendeu no segundo turno e desbancou o Galo, que era liderado por Ronaldinho Gaúcho e foi campeão da Libertadores de 2013. O Tricolor, liderado por Fred, assumiu a primeira colocação na 22ª rodada e não saiu mais. Assim, o clube mineiro terminou em segundo lugar, com cinco pontos a menos do líder.
➡️Gols e melhores momentos da vitória do Fluminense sobre o São Paulo pelo Brasileirão
Internacional - 2020
O Campeonato Brasileiro de 2020 foi marcado pela pandemia do Covid-19, e a disputa acirrada entre Internacional e São Paulo no segundo turno do torneio, apesar do campeão não ter sido nenhum dos dois clubes. Durante a primeira fase, o Internacional assumiu a liderança por 10 rodadas, "revezando" com o Galo.
Na 23ª rodada, o protagonismo mudou e o São Paulo chegou ao topo da tabela, e permaneceu por mais oito jogos, quando finalmente o Colorado voltou a assumir o posto. Assim, o clube sulista se manteve, e a possibilidade de título era uma realidade até a última rodada. Apesar de o Flamengo liderar o campeonato, a derrota para o São Paulo na última rodada deixou o título ao alcance do Internacional, que só precisava vencer o Corinthians para quebrar um jejum de 41 anos e conquistar o Brasileirão.
No entanto, o goleiro do Corinthians teve uma atuação decisiva, e o jogo terminou sem gols, garantindo o título de 2020 para o Flamengo. O Internacional terminou em segundo lugar, apenas um ponto atrás do campeão.
➡️Rafael Paiva comemora evolução do Vasco na temporada: ‘Estamos conquistando coisas grandes’
Botafogo - 2023
A maior reviravolta do Campeonato Brasileiro aconteceu na temporada de 2023, na disputa entre Botafogo e Palmeiras. Após assumir a liderança na terceira rodada, o Glorioso fez uma das melhores campanhas de primeiro turno já vistas e dominou a primeira posição pelo total de 30 jogos.
Assim, o clube carioca era considerado o grande campeão e muitos torcedores já estavam comemorando o título, que viria após 28 anos. No entanto, o segundo turno do torneio marcou a grande queda de rendimento do Alvinegro, que não sustentou a vantagem, mesmo ao conseguir 13 pontos de diferença do líder ao vice-líder.
Vale lembrar que a grande vantagem não é uma surpresa na história dos pontos corridos, mas ao atingir tamanha abertura de pontuação entre as posições, um clube jamais havia perdido o título do campeonato, como aconteceu com o Botafogo. Assim, Palmeiras conquistou a liderança faltando apenas cinco jogos para o fim, e não saiu mais do topo, conquistando o campeonato pela segunda vez consecutiva.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias