menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Calendário do futebol brasileiro frita o Peixe

Convocação da Seleção Brasileira irá prejudicar muito o Santos no Brasileirão-2016

Ricardo Oliveira, Gabigol e Lucas Lima na Seleção
imagem cameraRicardo Oliveira, Gabigol e Lucas Lima vão para a Seleção e irão desfalcar o Santos
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 07/05/2016
09:55
Atualizado em 07/05/2016
15:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

A convocação da Seleção Brasileira para a Copa América Centenário prejudica alguns clubes brasileiros, que terão que jogar nove rodadas do Campeonato Brasileiro – principal competição do Calendário – sem jogadores importantes, cedidos à Seleção.

A despeito da convocação ser algo nocivo para clubes como São Paulo (Rodrigo Caio convocado), Atlético Mineiro (Douglas Santos convocado), Internacional (Alisson convocado) e Corínthians (Elias convocado), é o Santos o clube mais prejudicado entre todos, pois cedeu seus três principais jogadores ao selecionado nacional: Gabriel, Ricardo Oliveira e Lucas Lima.

Parece ser óbvio que, sem contar com seus três jogadores de maior destaque em um quarto do Campeonato Brasileiro, o clube santista já começa a competição sem chances de conquistá-la, até porque um dos principais trunfos do técnico Dorival Júnior é o entrosamento da equipe, que se desfaz sem os três atletas.

É triste constatar que o clube da Vila Belmiro é atingido pelo péssimo calendário do futebol brasileiro. Tivéssemos um calendário mais adequado, o Santos não seria alvo de tamanha indignidade. E nem, em ponto menor, Atlético Mineiro, Corínthians, Internacional e São Paulo.

A alternativa mais propícia para evitar situações como essa é a adequação do calendário do futebol brasileiro ao calendário europeu. Se utilizássemos a referida metodologia, a temporada de jogos oficiais iria de agosto de um ano a maio do ano seguinte, sem jogos oficiais de clubes em junho e julho. Então, assim fosse, a Copa América seria disputada sem desfalcar clube brasileiro algum. O Santos agradeceria... São Paulo, Internacional, Corínthians e Atlético Mineiro, também.

Não é difícil se implantar um calendário eficaz em nosso futebol. No entanto, há que se ter coragem para enfrentar de frente algumas situações nocivas. Mas parece que essa coragem anda escassa. Perde o Santos, perde o futebol brasileiro.

* Luis Filipe Chateaubriand é Consultor de Conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias