CBF anuncia calendário do futebol brasileiro para 2021 e campeonatos não param durante a Copa América
Em virtude da pandemia global de coronavírus, os Campeonatos Estaduais do próximo ano terão início no dia 28 de fevereiro, quatro dias após o fim do Brasileirão 2020
- Matéria
- Mais Notícias
Após diversas mudanças em 2020 devido à pandemia de Covid-19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2021, com todas as datas previstas para os campeonatos nacionais e estaduais do próximo ano. A bola começa a rolar no dia 28 de fevereiro, quatro dias após o fim do Brasileirão 2020, e vai até 5 de dezembro.
Relacionadas
De acordo com o cronograma proposto pela entidade, todas as séries do Campeonato Brasileiro e as fases da Copa do Brasil não serão paralisadas e serão disputadas durante a Copa América 2021, que será realizada na Argentina e na Colômbia, a partir de junho.
Confira o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Com isso, os campeonatos estaduais terão início no dia 28 de fevereiro e terão 16 datas ao todo. Em meio à uma pandemia que virou o mundo do avesso, as equipes que disputam a Série A do Brasileirão não terão muito tempo de preparação para os estaduais, pois eles começam quatro dias após o fim da principal competição nacional do país, no dia 24 de fevereiro.
Neste sentido, os Campeonatos Estaduais serão finalizados no dia 23 de maio e a Supercopa do Brasil está prevista para o dia 10 de março, novamente em jogo único, como aconteceu em 2020 no confronto entre Flamengo e Athletico-PR. Nesta mesma data, terá início da Copa do Brasil 2021.
Já as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, serão disputadas em dez datas e divididas em cinco períodos durante o próximo ano (25 de março a 16 de novembro). Contudo, não haverá choque de datas com as competições nacionais.
Por outro lado, Brasileirão e Copa do Brasil serão realizados durante a Copa América e terão choque de datas com o torneio continental. Sediada na Argentina e na Colômbia, a competição ocorrerá de 11 de junho a 11 de julho, de maneira simultânea com os campeonatos no Brasil.
Dessa forma, todas as divisões do Campeonato Brasileiro têm início previsto para o último fim de semana de maio. A Série B começará dia 29, já as Séries A, C e D terão início no dia 30. Sendo assim, o calendário se encerra no dia 5 de dezembro com a última rodada do Brasileirão 2021.
Cabe salientar que as datas das competições da América do Sul: Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, e Copa Sul-Americana serão divulgadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Já a Copa do Nordeste também não divulgou o seu calendário para o próximo ano.
Confira das datas das competições nacionais para 2021
Estaduais (16 datas)
28 de fevereiro a 23 de maio
Supercopa do Brasil (jogo único entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil de 2020)
10 de março
Copa do Brasil (16 datas e oito fases)
10 de março a 27 de outubro
Eliminatórias (10 datas divididas em cinco períodos)
25 de março a 16 de novembro
Copa América (31 datas)
11 de junho a 11 de julho
Brasileirão Série A (38 datas)
30 de maio a 5 de dezembro
Brasileirão Série B (38 datas)
29 de maio a 27 de novembro
Brasileirão Série C (26 datas)
30 de maio a 21 de novembro
Brasileirão Série D (26 datas)
30 de maio a 14 de novembro
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias