menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ciência de dados: como a análise de dados contribui para minimizar o erro na hora de contratar um jogador

Com o tempo de planejamento praticamente inexistente, os clubes terão que ser ainda mais assertivos nas contratações. Para isso, podem contar com a ciência de dados

Maracanã Libertadores
imagem cameraVitor Principe cita a importância do gerenciamento e do entendimento dos dados coletados durante o processo de pesquisa (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/02/2021
16:01
Atualizado em 23/02/2021
16:13

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um dia. Esse é o tempo que separa o fim da temporada 2020 do início da temporada 2021. Na próxima quinta, 25/02, será disputada a última rodada do Brasileiro, que consagrará Flamengo ou Internacional; e já no sábado, 27/02, alguns campeonatos estaduais serão iniciados.

+ Árbitro justifica expulsão de Nino em Santos x Fluminense: 'ofensa à honra'

Com o tempo de planejamento praticamente inexistente, os clubes terão que ser ainda mais assertivos nas contratações. E para isso, podem contar diretamente com o apoio da ciência, mais especificamente com a ciência de dados.

Vitor Principe, cientista de dados relacionados ao esporte e autor do livro ‘Dados FC: a gestão da informação aplicada ao futebol’, cita a importância do gerenciamento e do entendimento dos dados coletados durante o processo de pesquisa realizado para que a chance de erro seja reduzida na hora de contratar.

“Podemos utilizar modelos matemáticos para criar um ranqueamento dos atletas que competiram ao longo da temporada de 2020 a partir dos dados coletados durante as partidas para identificar os jogadores que se destacaram em cada competição. Vale ressaltar que, após criar esse ranqueamento, é necessário fazer uma análise qualitativa sobre os atletas indicados pelo estudo prévio.”, explicou Vitor.

A partir dessa seleção, são coletados dados técnicos com o objetivo de determinar quais atletas deveriam ser considerados para contratação. Após esta etapa, existe a necessidade de avaliar aspectos sociais para perceber como é o comportamento deste atleta no ambiente profissional e pessoal. Assim, as análises são compartilhadas com os integrantes da comissão técnica e com diretor de futebol, para discussão e tomada de decisão.

"O modelo matemático utilizado, seja ele qual for, precisa ser confiável e capaz reduzir a quantidade de atletas a serem observados. O cientista de dados é responsável em auxiliar o processo de tomada de decisão por meio de modelos quantitativos, ou seja, pautando todas as etapas nos dados disponíveis dos atletas".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias