Cariocão é inaugurado com VAR nas decisões e homenagem a Zagallo
Edição 2019 do torneio levará o nome do ídolo brasileiros no troféu e terá uso do VAR nos dez jogos decisões da competição; FERJ ficará responsável pelo custo da tecnologia
O Campeonato Carioca estreia no próximo sábado, mas o evento que marcou a inauguração do torneio aconteceu nesta sexta-feira, no Maracanã. Treinadores e dirigentes dos 12 clubes que disputam o torneio compareceram e falaram sobre as suas expectativas. O torneio tem início neste sábado, dia 19 de janeiro, e final prevista para 21 de abril, mas contará com novidades para este ano.
A grande novidade para a edição 2019 será o uso do VAR nas fases decisivas do Campeonato Carioca. A FERJ pagará o uso da tecnologia em dez jogos desta edição: semifinais e finais dos turnos e a decisão do campeonato. O custo será de R$ 28 mil para cada partida. Em 2020, a expectativa é que a tecnologia baixe para R$ 25 mil.
O troféu deste ano será uma homenagem a Mário Jorge Lobo Zagallo. Por isso, levará o nome o maior vencedor de Copas do Mundo na história em funções diferentes - 1958 e 1964 como jogador, 1970 como treinador e 1994 como assistente técnico. O 'Lobo' não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo agradecendo a homenagem e desejando sorte aos clubes.
Durante o evento, 11 dos 12 treinadores que disputarão o Campeonato Carioca foram convidados ao palco - o do Resende não chegou a tempo - e iniciaram uma rodada de perguntas entre si. Alberto Valentim revelou que Máxi López não atuará na primeira rodada, Diniz desmistificou o seu estilo de jogo "não convencional" e Abel brincou com responsabilidade de disputar um torneio com o nome de Zagallo.