Como vai funcionar o VAR na Supercopa do Brasil entre Palmeiras x Flamengo? Veja novidades
CBF informou que vai fazer teste nas linhas do sistema de verificação
A Supercopa do Brasil, entre Palmeiras x Flamengo, no próximo sábado, terá novidades no VAR. Basicamente, haverá uma "atualização" no sistema de linhas de impedimento. Mas o que isso significa? Quando houver sobreposição, mesmo que mínima, entre a linha do último atacante e do penúltimo defensor, a jogada será considerada legal. Assim, em tese, haverá menos impedimentos questionáveis. Mas não para por aí. Veja mais abaixo.
+ Palmeiras x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques da Supercopa do Brasil
Novidades do VAR na Supercopa do Brasil:
- As revisões do VAR serão exibidas em tempo real nos telões do Mané Garrincha durante o jogo. Ou seja, os torcedores poderão acompanhar a verificação que é feita na cabine. Segundo a CBF, "A medida tem como objetivo facilitar a compreensão pelos espectadores das decisões tomadas pelo árbitro de campo com o auxílio do VAR."
+ Decisão da Supercopa do Brasil trará teste no VAR; ex-árbitros opinam ao L!
- Atualização no sistema de linha de impedimento. A CBF vai adotar um novo modelo para jogadas em que houver sobreposição das linhas traçadas pelo VAR. Uma linha azul será traçada, fazendo com que a jogada seja considerada legal. Ou seja, quando houver um impedimento "milimétrico", a tendência é que o VAR não aponte impedimento. Isso deve facilitar a vida dos árbitros e pode até aumentar a quantidade de gols, já que teremos menos impedimentos.
+ Quem é melhor: Palmeiras ou Flamengo? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!
- A Fifa e algumas das principais ligas de futebol do mundo já utilizam esse modelo com linhas menos rigorosas no VAR.