O que é, o que é: Tem grandes estrelas, é repleto de emoções e reviravoltas, e move uma legião de fãs em torno do mundo? Tanto, cinema, quanto futebol, poderiam ser a resposta deste enigma. Pensando nessas semelhanças, na véspera da cerimônia do Oscar 2019, que acontece na noite deste domingo, em Los Angeles, e premia os melhores filmes de 2018, o L! resolveu misturar um pouco dessas duas artes.
Falamos com sete jogadores da Série A do Brasileirão que abriram o jogo sobre seus filmes e atores preferidos de Hollywood, e até deram seus pitacos para 91ª edição da premiação mais antiga do cinema mundial. Afinal, se para “meros mortais” a sétima arte é uma fonte de entretenimento, para jogadores profissionais, ela pode servir como boa uma válvula de escape em meio a uma rotina desgastante - como pontuou o lateral-direito Jonathan, do Athletico:
– A gente está sempre em concentrações e viagens, então, não raro, pego um ou outro filme para me distrair. A rotina de jogador é massante e filmes e séries nos ajudam a relaxar um pouco.
Na mesma linha, o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, também indicou que o tempo de concentração acaba servindo para afinar a relação entre o cinema e os atletas de alto nível.
– É um dos meus passatempos preferidos quando estamos concentrados. E jogadores de futebol costumam ficar muito tempo concentrados, então aproveito pra assistir vários filmes – disse o defensor rubro negro, que entre todos, escolheu “Vingadores: Guerra Infinita”, como o seu preferido.
Herois da Marvel e Freddie Mercury fazem sucesso entre os boleiros
Outro que citou um filme da Marvel Studios, empresa famosa por estar à frente de um universo cinematográfico de super-heróis – em que vários filmes estão interligados – foi Wellington Paulista. O atacante da Chapecoense declarou torcida pelo longa “Pantera Negra” entre os indicados a Melhor Filme nesta edição do Oscar.
O longa produzido por Ryan Coogler, além de ser o primeiro filme do gênero “heroico” na história a disputar a mais nobre categoria da premiação, foi indicado para outras seis. Tamanho desempenho chamou atenção também de Jonathan, do Furacão:
– Pantera Negra é minha aposta, mas vejo o Bohemian Rhapsody muito forte também – opinou.
A produção que aborda a trajetória de Freddie Mercury, lendário vocalista da banda inglesa Queen, aliás, uniu os gostos dos rivais Eduardo Sasha, do Santos, e Gustavo Scarpa, do Palmeiras. O meia alviverde se declarou fã das músicas do grupo retratado em “Bohemian Rhaposody”, enquanto o atacante do Peixe pediu ainda o prêmio de melhor ator para Rami Malek, intérprete de Mercury no filme.
– A atuação dele foi perfeita – elogiou o jogador do alvinegro praiano.
Os palpites dos boleiros, no entanto, não ficaram apenas no heroísmo e no rock n’ roll. O meia Daniel, um dos destaques do Fluminense no Campeonato Carioca, ressaltou a mensagem passada por “Nasce Uma Estrela” para justificar a torcida pelo longa estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga na corrida pela estatueta de melhor filme:
– Achei muito bom, principalmente, pelo recado que passa em relação a fama, drogas e álcool. Precisamos entender que muitas pessoas sofrem com isso e precisam de tratamento, e não discriminação.
O meia Alex Santana, autor de lindo gol pelo Botafogo contra o Defensa y Justiça, na última quarta-feira, foi ainda mais longe e elegeu como o melhor filme de 2018 um que não está entre os indicados da Academia para o Oscar: “O que de Verdade Importa”, de Paco Arango.
Will Smith e Humoristas fazem sucesso entre os atores preferidos
Uma das estrelas mais notórias de Hollywood, Will Smith é o escolhido tanto de Rodrigo Caio, como de Jonathan, quando o assunto é “ator preferido”. O jogador do Furacão rasga elogios ao artista, que já foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Ator, mas nunca venceu.
– Da nossa geração, é o cara que mais admiro. É um fenômeno! Já vi inúmeros filmes dele, de drama, suspense, comédia. Ele manda muito bem em todas – afirma Jonathan.
Will Smith é também o protagonista de “Golpe Duplo”, longa predileto de Alex Santana. Como ator preferido, o meia tem Zach Galifianakis, conhecido pela atuação em “Se Beber Não Case”. Jim Carrey e Adam Sandler, de inúmeros sucessos de humor em Hollywood, são os favoritos de Daniel e Gustavo Scarpa, respectivamente.
A atriz Sandra Bullock, outro fenômeno de bilheteria do cinema americano, também faz sucesso entre os boleiros. A artista, que em 2010 venceu o Oscar de Melhor Atriz pela atuação em “Um Sonho Possível”, e teve como seu mais recente sucesso o longa “Bird Box”, da Netflix, é a preferida de Rodrigo Caio e Wellington Paulista.
As preferências dos boleiros no cinema e os palpites pra o Oscar 2019
Alex Santana (Botafogo)
Filme preferido: Golpe Duplo (2015)
Ator/atriz preferido(a): Zach Galifianakis
Melhor filme de 2018: O que de Verdade Importa
Eduardo Sasha (Santos)
Filme Preferido: Bohemian Rhapsody (2018)
Ator/atriz preferido (a): Nicolas Cage
Palpite para o Oscar: Bohemian Rhapsody
Gustavo Scarpa (Palmeiras)
Filme preferido: Duelo de Titãs (2011)
Ator/atriz preferido (a): Adam Sandler e Amy Adams
Palpite para o Oscar: Bohemian Rhapsody
Daniel (Fluminense)
Filme Preferido: Tropa de Elite (2007)
Ator/atriz preferido (a): Jim Carrey
Palpite para o Oscar: Nasce Uma Estrela
Jonathan (Athletico)
Filme Preferido: Não Revelou
Ator/atriz preferido (a): Will Smith
Palpite para o Oscar: Pantera Negra
Rodrigo Caio (Flamengo)
Filme Preferido: Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Ator/atriz preferido(a): Will Smith e Sandra Bullock
Palpite para o Oscar: Nasce Uma Estrela
Wellington Paulista (Chapecoense)
Filme Preferido: Treinador Carter (2005)
Ator/atriz preferido (a): Samuel Jackson e Sandra Bullock
Palpite para o Oscar: Pantera Negra