Doria afirma que clubes paulistas não podem iniciar o Brasileirão antes do fim do Paulista; CBF responde
Segundo governador de São Paulo, postura está prevista na assinatura do protocolo para retomada do futebol no Estado. Entidade rebate e diz que tem apoio das agremiações
- Matéria
- Mais Notícias
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que os clubes de São Paulo não poderão iniciar as suas campanhas no Campeonato Brasileiro antes que o Paulista não seja encerrado. Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, Doria diz que a medida foi assinada conjuntamente entre o governo estadual e a Federação Paulista de Futebol no protocolo para o reinicio do futebol em São Paulo.
– Se não me engano, faltam três rodadas para concluir o Campeonato Estadual. Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro – disse João Dória, que completou:
– Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão.
Diferentemente do que foi citado pelo governador, faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Paulistão, mais as fases quartas de final, semifinais e as duas partidas da decisão, totalizando a necessidade de seis datas para finalizar o Campeonato Paulista.
Relacionadas
Retorno do Paulista
O Chefe do Executivo paulista também disse que não consultou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que vai se reunir com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, até a próxima semana para anunciar a data de retorno do Paulistão.
Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo são as equipes paulistas que figuram na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, que está marcado para começar no dia 9 de agosto.
Reposta da Confederação Brasileira de Futebol
A CBF rebateu João Doria em nota oficial divulgada no início da noite desta segunda-feira. Segundo a entidade, os clubes paulistas aprovaram em reunião a data para o início do Brasileirão. Inclusive, que se mostraram dispostos a "jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições".
Confira a nota da CBF na íntegra:
A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:
1 - Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.
2 - Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.
3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.
* Matéria atualizada às 21h21
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias