Em quais clubes Pelé jogou? Relembre a carreira do Rei do Futebol
Morte do Rei do futebol foi confirmada nesta quinta, dia 29 de dezembro, pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi confirmada nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele lutava contra um tumor no intestino, descoberto em setembro de 2021. Abaixo, o LANCE! relembra a carreira do Rei do Futebol e apresenta a lista de clubes defendidos pelo craque.
Maior ídolo do futebol e da Seleção Brasileira, Pelé defendeu apenas dois clubes ao longo da carreira como profissional (Santos e New York Cosmos). Ele, no entanto, participou de diversos amistosos com a camisa de outros clubes brasileiros.
SANTOS
Pelé jogou por quase toda a carreira no Santos. Ele chegou ao clube com apenas 15 anos em 1956 e não saiu até 1974 quando tinha 34 anos. O atacante é o maior artilheiro da história do Alvinegro e conquistou mais de 20 títulos pelo clube, incluindo duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas.
NEW YORK COSMOS
Além do Santos, o único clube pelo qual Pelé jogou de forma oficial. Após pendurar as chuteiras em 1974, o craque voltou atrás na aposentadoria e aceitou o desafio de jogar no New York Cosmos, dos Estados Unidos, em 1975. Após três anos e um título conquistado, ele se aposentou definitivamente em 1977.
AMISTOSOS E JOGOS FESTIVOS
Seleção Paulista - Quando Pelé ainda era jovem, existia um torneio disputado por seleções de cada estado do Brasil. Ídolo do Santos, o Rei era a grande atração da seleção paulista.
Vasco - O Rei defendeu o Cruz-Maltino no Torneio do Morumbi de 1957. Era uma competição amistosa promovida pelo São Paulo para celebrar a construção do seu estádio e Pelé, com 16 anos na época, foi cedido pelo Santos para o torneio.
Fluminense - Em 1978, Pelé jogou pelo Fluminense e pela seleção nigeriana. O clube carioca fazia excursão pelo país africano e o craque era um dos convidados da partida - a princípio, apenas para assistir. Muitas pessoas, no entanto, compareceram ao estádio para ver o Rei e ele foi alertado que precisaria entrar em campo para "manter a paz". Ele disputou um tempo com cada camisa.
Flamengo - Em 1979, Pelé vestiu as cores rubro-negras em um amistoso contra o Atlético-MG. O objetivo da partida era arrecadar fundos para os atingidos das enchentes que assolaram o país naquele mesmo ano.