Esquema de segurança para clássico mineiro será o maior da história
Final do estadual terá mais policiais que torcedores do Cruzeiro no Independência
A decisão do Campeonato Mineiro contará com o maior efetivo da história. A Polícia Militar de Minas Gerais contará com nada menos que 2.650 homens para cuidar da seguranças dos torcedores de Atlético e Cruzeiro.
De acordo com a corporação, três pelotões estarão distribuídos pela cidade, enquanto outros sete ficarão na parte interna do estádio.
- Esse é o maior efetivo. Normalmente, no Independência, a gente utiliza um efetivo menor do que no Mineirão devido aos espaços. Mas por causa da rivalidade que se criou para esses dois jogos foi necessário a gente estabelecer esse efetivo e esse planejamento - comentou o coronel Winston Coelho Costa, do Comando de Policiamento de BH, em entrevista à Rádio Itatiaia.
- O aparato é mais do que o dobro do efetivo utilizado no Mineirão, que faz frente à todos os posicionamentos contrários àqueles apresentados pela Polícia Militar. A partir da decisão da Federação Mineira e dos clubes em realizar o clássico no Independência, cujas vias de acesso nos causa a maior dificuldade, além da separação e o costume das torcidas em chegar ao estádio, fez a gente realizar um amplo planejamento para permitir que todos os torcedores possam ir ao jogo - acrescentou.
Para se ter ideia, o número de torcedores do Cruzeiro presente no estádio será de 1.871, inferior à quantidade de policiais no local.
Nas primeiras reuniões sobre o clássico, a PM vetou a presença de torcedores visitantes dentro do Independência, alegando que o estádio não tinha estrutura para receber este tipo de jogo. Porém, o Cruzeiro conseguiu fazer valer seus direitos e terá os 10% de torcedores no Horto.